Esportes

Brasil leva 358 atletas para a primeira grande disputa após Paris 2024

Competição no Paraguai traz sete novas modalidades, ampliando as oportunidades para os atletas em busca de medalhas  |  Brasil leva 358 atletas para a primeira grande disputa após Paris 2024 - Reprodução

Publicado em 08/08/2025, às 20h03   Brasil leva 358 atletas para a primeira grande disputa após Paris 2024 - Reprodução   Ari Alves

O caminho para Los Angeles 2028 começa oficialmente neste sábado (9) com a abertura dos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025. Esta é a primeira grande competição multimodalidades após Paris 2024 e reunirá quase 4 mil atletas de até 23 anos, distribuídos em 42 modalidades individuais e coletivas, em diferentes cidades do Paraguai.

Antes mesmo da cerimônia de abertura, marcada para as 21h (horário de Brasília), já haverá disputa: as provas classificatórias do remo começam às 8h. Todas as competições terão transmissão ao vivo no canal do Comitê Olímpico do Brasil (COB) no YouTube e seguem até 23 de agosto.

Delegação brasileira
O Brasil será representado por 358 atletas, indo de jovens promessas a nomes consagrados, como os nadadores Guilherme Caribé, campeão sul-americano e embaixador do evento, e Stephanie Balduccini, finalista olímpica e campeã pan-americana. Além das medalhas, os competidores também estão de olho nas 231 vagas diretas para os Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru), em 2027.

Estreia e expectativas
Grande parte da delegação desembarcou em Assunção na última quinta-feira (7). Entre os atletas está a piauiense Juliana Viana, de 20 anos, campeã pan-americana de badminton em Lima, em abril, no primeiro título individual do Brasil na modalidade.

“É o meu segundo Pan Júnior e a expectativa é alta. Quero contribuir para o quadro de medalhas do país. Já competi aqui nos Jogos Sul-Americanos Adulto e saí com três ouros, então me sinto em casa e espero um bom resultado”, afirmou Juliana, relembrando a primeira edição dos Jogos, realizada em Cali (Colômbia), em 2021.

Novas modalidades
Ao contrário da edição inaugural, a competição no Paraguai ganhou sete modalidades extras: águas abertas (maratona aquática), ciclismo BMX Freestyle, wakeboard (esqui aquático), golfe, hóquei sobre a grama, rúgbi sevens e tiro esportivo. Na estreia do evento, o Brasil liderou o quadro de medalhas, somando 164 pódios, sendo 59 ouros, 49 pratas e 56 bronzes.

Classificação Indicativa: Livre


TagsAtletas2025ParaguaiModalidadesPan-americanosComitê olímpicoAssunçãoModalidades extras