Esportes
Publicado em 02/07/2025, às 21h38 ABC oficializa Rodrigo Santana como novo técnico - Reprodução BNews Natal
O ABC anunciou nesta quarta-feira, dia 2, a contratação de Rodrigo Santana como novo treinador da equipe principal. Ele assume o comando técnico após a saída de Evaristo Piza, demitido na segunda-feira, dia 30, após a derrota por 3 a 0 diante do Ypiranga-RS, no Frasqueirão, pela 10ª rodada da Série C.
A missão de Rodrigo é clara: recuperar o desempenho do time na competição nacional. O ABC ocupa atualmente a 15ª colocação, somando 10 pontos, apenas dois a mais que a zona de rebaixamento.
Antes da chegada de Rodrigo Santana, o clube foi comandado por dois treinadores em 2024. Ney Franco, que deixou o posto em fevereiro após eliminações precoces na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil, e Evaristo Piza, que dirigiu o time em 14 jogos. Sob seu comando, foram duas vitórias, nove empates e três derrotas.
Com o novo treinador, o ABC inicia uma nova etapa em busca de estabilidade e melhores resultados na Série C. O clube ainda não confirmou a data da estreia de Rodrigo Santana à frente da equipe.
Perfil de Rodrigo Santana
Natural de Santos (SP), Rodrigo Santana nasceu em 1982 e tem passagens por clubes relevantes do cenário nacional. Iniciou a carreira como jogador, atuando como meio-campista até os 28 anos, quando precisou encerrar sua trajetória nos gramados após uma fratura no punho.
Na carreira como técnico, passou por equipes como Atlético-MG, Avaí, Coritiba, Confiança e Remo. No clube paraense, conquistou o acesso à Série B em 2024. Em julho de 2018, chegou ao Atlético-MG inicialmente como interino e acabou sendo efetivado no cargo.
Além da experiência no futebol brasileiro, acumulou passagens internacionais por equipes da Indonésia e da Bolívia.
Contratado pelo Remo em 23 de maio de 2024 para a disputa da Série C, Rodrigo conseguiu livrar a equipe do rebaixamento.
O time avançou para o quadrangular final, terminando a primeira fase com nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Na fase seguinte, garantiu o acesso com duas vitórias, três empates e apenas uma derrota.
O bom desempenho lhe rendeu uma renovação contratual em outubro de 2024, válida até 2025. No entanto, deixou o clube em março deste ano.