Entretenimento

Você sabe a idade humana do seu pet? Entenda como funciona

Entenda como pesquisas recentes redefinem a idade humana dos pets e o que isso significa para os cuidados com o seu animalzinho.  |  Reprodução/ Unsplash - Reprodução/ Unsplash

Publicado em 08/10/2025, às 11h43   Reprodução/ Unsplash - Reprodução/ Unsplash   Nathalia Quiereguini

Quando pensamos em envelhecimento de cães e gatos, muita gente ainda lembra da famosa conta “1 ano = 7 anos humanos”.

Mas a ciência mostra que essa ideia é muito simplista e não reflete a complexidade do envelhecimento dos pets.

Na matéria do portal Terra, a idade dos animais não depende apenas do tempo, mas de fatores como metabolismo, envelhecimento celular e os cuidados que recebem ao longo da vida.

Metabolismo e envelhecimento celular importam

O corpo de cães e gatos funciona de forma diferente do nosso. Nos primeiros anos de vida, eles amadurecem rapidamente, mas com o tempo, esse ritmo desacelera.

Por isso, o impacto de cada ano de vida deles não é linear, como imaginávamos antigamente. Entender esse processo ajuda a cuidar melhor da saúde e bem-estar do seu pet, prevenindo doenças e garantindo mais qualidade de vida.

Segundo estudos recentes, 1 ano de um cachorro ou gato equivale a cerca de 15 anoshumanos. Esse cálculo, no entanto, não é absoluto: pode variar conforme o porte e o peso do animal, influenciando o ritmo do envelhecimento.

Animais maiores e mais pesados, por exemplo, podem apresentar mudanças diferentes ao longo da vida em comparação com pets menores.

Conhecer essas diferenças permite oferecer cuidados mais adequados, desde alimentação até acompanhamento veterinário.

Reprodução/Unsplash

Vida longa e saudável

Hoje, cães e gatos vivem mais e melhor do que nunca. Alimentação balanceada, consultas regulares, atenção a sinais de saúde e segurança em casa são determinantes para essa longevidade.

Entender a idade real do seu pet ajuda a garantir que ele envelheça com saúde, energia e alegria.

Cada animal tem seu próprio ritmo. Respeitar isso é essencial para oferecer cuidado de qualidade e aproveitar cada momento com seu amigo de quatro patas.Com atenção, carinho e prevenção, é possível tornar a vida do seu pet mais longa, saudável e feliz.

Classificação Indicativa: Livre


TagsPetVidatempo

Leia também


Rolê dos Pets chega à 11ª edição com adoção, vacinação e diversão gratuita no RN


Cuidados com os pets no inverno: como proteger cães e gatos durante a estação mais fria do ano