Entretenimento
Publicado em 24/04/2025, às 18h05 A observação deve ser feita antes do amanhecer, por volta das 6h - Reprodução/Stellarium Web Redação
Durante a madrugada desta sexta-feira (25), o céu promete um espetáculo raro e encantador: um fenômeno astronômico apelidado de “sorriso cósmico”. O evento será formado pelo aparente alinhamento entre a Lua, Vênus e Saturno, visível a olho nu a partir das 3h34 da manhã, no horizonte leste.
Segundo o guia astronômico InTheSky.org, o fenômeno começa oficialmente na noite desta quinta-feira (24), às 22h21 (horário de Brasília), com a conjunção entre a Lua e Vênus — ou seja, quando ambos compartilham a mesma ascensão reta, uma das coordenadas celestes usadas para localizar objetos no céu. Esse momento específico, no entanto, não poderá ser observado diretamente, pois os astros ainda estarão abaixo da linha do horizonte.
Já por volta das 3h34 da madrugada, Vênus e a Lua surgem no céu, acompanhados por Saturno, que esteve em conjunção com a Lua por volta da 1h23. A configuração entre os três corpos celestes formará o que parecerá ser um delicado rosto sorridente no céu: Vênus como o “olho” superior, Saturno como o “olho” inferior e a Lua minguante, com seu contorno curvo, compondo o “sorriso”.
Apesar de não estarem suficientemente próximos para serem vistos juntos no campo de um telescópio, os três corpos celestes poderão ser observados a olho nu ou com o auxílio de binóculos. Eles estarão posicionados na constelação de Peixes.
As magnitudes aparentes (que indicam o brilho de cada objeto no céu )serão de -10,4 para a Lua, -4,5 para Vênus e 1,0 para Saturno. Quanto menor o número, maior o brilho no céu noturno. Para efeito de comparação, o Sol, astro mais brilhante, tem magnitude aparente de -27.
Para quem deseja acompanhar o fenômeno, é fundamental encontrar um local com vista desobstruída para o leste, direção por onde o Sol nasce. A observação deve ser feita antes do amanhecer, por volta das 6h, quando os astros começarão a perder visibilidade com o avanço da luz solar.