Entretenimento
Publicado em 01/07/2025, às 11h06 Imagem gerada por IA. Redação
Com na chegada da Inteligência Artificial (IA), cada vez mais jovens a usam para encerrar relacionamentos, escrever pedidos de desculpas e até otimizar perfis de namoro.
A frase “não é você, sou eu” ganhou um novo porta-voz. Entre os jovens da geração Z, quem dá fim aos relacionamentos, muitas vezes, é a inteligência artificial. A prática foi revelada por uma pesquisa feita nos Estados Unidos com usuários de aplicativos de namoro que usam IA.
Término automatizado
Segundo o estudo do assistente Wingmate, 41% dos jovens entre 18 e 29 anos já recorreram à inteligência artificial para encerrar um namoro.
A maioria são mulheres, um pouco mais propensas a usar a tecnologia para dar esse tipo de notícia. A pesquisa ouviu mais de mil adultos americanos e mostra como os robôs estão presentes até nas decisões mais íntimas.
E o uso não para por aí. A IA tem sido usada para escrever pedidos de desculpas, resolver conflitos e até iniciar conversas. Entre os entrevistados, quase metade afirmou que já pediu ajuda da IA para redigir mensagens emocionais delicadas.
Perfis otimizados e conversas mais fáceis
Outra função comum da IA no mundo dos encontros é a otimização dos perfis. Usuários usam a tecnologia para melhorar a descrição pessoal, criar frases de impacto e sugerir respostas.
Um terço dos entrevistados afirmou já ter usado IA para pedir conselhos amorosos, enquanto mais de 50% disseram que as conversas ficaram melhores depois disso.
Na prática, 29% afirmaram que namorar ficou mais fácil com a ajuda da tecnologia. Já 21% dizem que passaram a conversar com mais pessoas. Para alguns, o uso da IA representa praticidade e eficiência nas interações.
Términos robóticos geram reações
Apesar do entusiasmo, o uso da IA para terminar relacionamentos causa desconforto em algumas pessoas. Vídeos no TikTok mostram exemplos de mensagens de término que parecem escritas por robôs.
Um deles, que já ultrapassou 240 mil visualizações, mostra um texto com a legenda: “Quando ele manda um texto de término totalmente feito pelo ChatGPT, travessões e tudo”.
Nem todos gostam da ideia. Embora muitos considerem a IA útil ou neutra, parte dos usuários a vê como artificial. Mais de 20% admitiram que usam IA nas conversas amorosas, mas sem contar para ninguém.
Inteligência artificial para terminar namoros: riscos emocionais
Para a socióloga Jess Carbino, ex-Tinder e Bumble, usar inteligência artificial em rompimentos pode ser problemático. Ela afirma que decisões afetivas exigem cuidado e personalização.
“As pessoas podem assumir, de forma equivocada, que o que a IA gera nesse contexto é válido ou apropriado, quando questões do coração costumam ser delicadas”, disse ao New York Post.
Mercado em crescimento
Mesmo com as críticas, os serviços de relacionamento automatizado seguem em alta. Plataformas como YourMove AI e Rizz se apresentam como aliados para todas as etapas do namoro, desde o flerte até o fim do romance.
O YourMove já tem mais de 300 mil usuários e cobra US$ 15 por mês para automatizar mensagens e refinar perfis.
O Rizz, com planos de US$ 10 por semana, promete respostas personalizadas para impressionar o crush — mesmo sem definir onde termina a ajuda e começa a interferência nos sentimentos reais.
Com informações de Época Negócios e CPG.