Entretenimento

Abertura do 11º Goiamum Audiovisual lota auditório da UFRN e celebra cinema potiguar

A 11ª edição do Festival Goiamum Audiovisual começa com auditório lotado e homenagens ao cineasta potiguar Augusto Lula  |  Foto: Tiago Lima

Publicado em 08/07/2025, às 13h47   Foto: Tiago Lima   BNews Natal

A 11ª edição do Festival Goiamum Audiovisual começou nesta segunda-feira (7) com auditório lotado e emoção do início ao fim. O auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi transformado em uma sala de cinema com projeção em 4K, tela gigante de 7x5 metros e som de alta qualidade, cenário que deu o tom da imersão cinematográfica que segue até sábado (12).

O público acompanhou um tributo ao cineasta potiguar Augusto Lula, falecido recentemente. Considerado um dos grandes nomes da produção audiovisual do estado, Lula teve sua trajetória homenageada com a exibição inédita do curta “Augusto em Transe”, dirigido por Mário Ivo e Carito Cavalcanti. Sua obra, marcada pelo experimentalismo e influência de Glauber Rocha, inclui títulos como Ribeira Velha de Guerra e Arredia e Tão Só.

Em seguida, o pernambucano Marcelo Gomes apresentou seu novo filme, “Criaturas da Mente”, que teve a primeira exibição na capital potiguar. O longa conta com o neurocientista Sidarta Ribeiro como personagem principal, que também participou de um debate mediado pelo crítico de cinema Vitor Búrigo.

Foto: Tiago Lima

“Esse filme tem uma densidade muito alta de ideias e também de emoções. É uma experiência onírica, que conecta forma e conteúdo. Ver minha família na tela e compartilhar isso com o público é emocionante”, comentou Sidarta.

A programação inclui oficinas, mostras competitivas de curtas e longas, sessões especiais e rodas de conversa. O encerramento, no sábado, terá a cerimônia de premiação e o show de Jards Macalé, após a exibição de “Macaléia”.

O Festival Goiamum Audiovisual é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo e conta com produção da Casa de Produção, Bobox Produções e Nuvem Film House, em parceria com UFRN, PROEX, DECOM e Utopia Filmes, além do apoio de instituições e parlamentares locais.

Foto: Tiago Lima

Programação de terça-feira (8):

O festival segue até o sábado (12). A programação completa pode ser consultada nos canais oficiais do Goiamum Audiovisual.

Leia também:

Classificação Indicativa: Livre


TagsAudiovisualLei paulo gustavoOficinasUfrnGoiamumCurtaCurtasLongasAugusto lulaMostras