Cidades
Publicado em 02/07/2025, às 14h59 Reprodução Júnior Teixeira
Motoristas que trafegam entre os municípios de Assú e Porto do Mangue, na região Oeste potiguar, estão enfurecidos com o governo da professora Fátima Bezerra, do PT, a respeito da atenção que Executivo potiguar tem dado às rodovias estaduais. Em um vídeo viralizado nas redes sociais nesta quarta-feira (02), é possível ouvir a queixa de um dos usuários da estrada.
"Sete, sete anos prometendo ajeitar essa estrada que liga Assú a Porto do Mangue. Isso aqui é um pequeno trecho que ninguém anda, tá entendendo, onde já houve vários acidentes. E agora, mais uma vez, olha o tamanho desse (buraco)... mais uma vez a governadora veio à mídia falar que vai ajeitar de novo. Mais um ano, tá entendendo... e o que me deixa mais revoltado é saber que a 'PTzera' está feliz, porque mais um ano ela prometeu fazer... Diga aí, se pode se chamar isso aqui de estrada? Porque, na minha terra, isso aqui não é estrada não... olha aí, uma pequena chuva que caiu ontem, olha como a gente ficou? Minha Nossa Senhora, o percurso do cara tirar em três minutos, o cara tira em dez, doze... é isso mesmo, você, governo de esquerda, você que é PT, a verdade é essa.... mas, fazer o que, né?", esbraveja o motorista, tentando manter o controle do veículo na estrada.
A estrada a que o motorista se refere tem uma extensão de 65 quilômetros. De Assú até Carnaubais, o acesso é feito pela RN-016. E de Carnaubais até Porto do Mangue, pela RN-404. No vídeo, não fica claro em qual dos caminhos a filmagem foi feita.
O BNews Natal solicitou um posicionamento ao Estado sobre o vídeo que circula nas redes sociais. Segundo a assessoria do governo, Fátima Bezerra recebeu o prefeito de Porto do Mangue, Francisco Antônio Faustino, e a vice-prefeita Meyrelle José Andrade de Souza, para tratar da inclusão da estrada que liga Porto do Mangue à comunidade de Ponta do Mel (RN-404) na segunda fase do Programa de Revitalização de Rodovias Estaduais. A reunião aconteceu no dia 30 de junho.
Durante o encontro, foi confirmada a recuperação de 35 quilômetros da RN-404, no trecho entre Porto do Mangue e Carnaubais. O processo licitatório já está em andamento e, após a conclusão de todos os trâmites legais, será emitida a ordem de serviço que autorizará o início das obras.
A reunião contou com a presença dos secretários estaduais Cadu Xavier (Fazenda), Gustavo Coelho (Infraestrutura), da diretora-geral do DER, Natécia Nunes, além dos secretários Crispiniano Neto e Wildson Medeiros. Também participaram os vereadores de Porto do Mangue Ailton de Nego Véio (presidente da Câmara), Juscelino Gregório, Cristiane Barbosa, Andinho, Alciene Rodrigues e Aclécio Santana. O assessor da Assembleia Legislativa, Rodrigo Rafael, representou o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza.
800 quilômetros de estradas recuperadas
Em abril, com um aporte financeiro de R$ 428 milhões, o Governo do RN anunciou a fase inicial do projeto que revitalizou 800 quilômetros de estradas estaduais, prevendo uma nova fase em 2025. Foram contemplados 34 segmentos com intenso tráfego de veículos. Muitos desses segmentos não eram reformados de maneira abrangente há quatro décadas.