Cidades

[VÍDEO] Audiência na Assembleia do RN é marcada por mal súbito de presidente do Conselho de Saúde

Durante a audiência, Canindé apresentou sintomas de AVC, como dificuldade para falar e perda de equilíbrio, sendo socorrido rapidamente  |  Foto: Reprodução/ TV Assembleia.

Publicado em 14/08/2025, às 08h25   Foto: Reprodução/ TV Assembleia.   Sammara Bezerra

O presidente do Conselho de Saúde do Rio Grande do Norte, Francisco Canindé dos Santos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante a audiência pública na Assembleia Legislativa do estado, em Natal. O incidente aconteceu nesta quarta-feira (13). 

A sessão ocorria com a Comissão de Finanças e Fiscalização da Casa, com transmissão ao vivo, quando houve o problema de saúde. O episódio mobilizou os médicos e os parlamentares presentes. Veja o momento:

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), os exames confirmaram o AVC hemorrágico. Entretanto, a pasta informou que não poderia informar o estado de saúde do paciente. Francisco Canindé foi levado para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, onde está internado.

A audiência pública com a Comissão de Finanças da Casa tinha como pauta a prestação de contas e apresentação dos relatórios da Sesap. 

Problema renal crônico

Durante seu discurso, Francisco Canindé apresentou dificuldade para falar e outros sintomas comuns do AVC, como boca torta, dormência em um dos lados do corpo, tontura e perda de equilíbrio.

O secretário de Saúde, Alexandre Motta, que é médico infectologista, percebeu a situação ao lado de outros representantes da Sesap, e prestou os primeiros socorros.

O homem foi levado ao Núcleo de Saúde da Assembleia, onde recebeu atendimento de um médico neurologista e uma enfermeira. Após o primeiro atendimento, ele foi encaminhado ao Hospital Walfredo Gurgel para avaliação mais detalhada e continuidade do tratamento.

"Não sei se vocês sabem, mas ele é renal crônico. O que estava aparentando ali é um princípio de AVC, porque de fato ele estava com a voz embolada, e não é o natural dele, ele é bem fluente por sinal, e ele começou a ter dificuldade motora direita. Espero que chegue a bom termo e que, se tiver acontecendo isso, se possa resolver o problema dele", disse o secretário de Saúde, Alexandre Motta.
*Com informações do G1. 

Classificação Indicativa: Livre


TagsNatalRio grande do norteSaúdeAcidenteAssembleia legislativaAvcSintomasHemorrágico