Cidades

SAMU Natal capacita profissionais em prevenção ao suicídio e transtornos mentais

Atividade do SAMU Natal visa qualificar profissionais para atendimento em situações de crise e transtornos mentais  |  Reprodução/Assessoria

Publicado em 10/09/2025, às 13h16   Reprodução/Assessoria   Giovana Gurgel

Nesta segunda-feira (8), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Natal promoveu uma capacitação sobre transtornos mentais para a turma do Curso de Abordagem Técnica em Tentativas de Suicídio (CATTS) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).

A atividade foi ministrada pela coordenadora-geral do SAMU, Dra. Louise Seabra, e reuniu profissionais de segurança pública das esferas municipal, estadual e federal, além de profissionais da saúde e bombeiros civis.

O objetivo é qualificar agentes que estão na linha de frente de situações de crise, oferecendo atendimento técnico e humanizado a pessoas em vulnerabilidade.


Importância da capacitação

“Trabalhar esse tema com os agentes de segurança pública é fundamental, porque eles muitas vezes são os primeiros a chegar em situações de crise. Compreender os transtornos mentais e saber como agir de forma técnica e humanizada pode salvar vidas e reduzir o sofrimento dessas pessoas”, afirmou Dra. Louise Seabra.

O CATTS busca formar abordadores técnicos em tentativas de suicídio, preparando os profissionais para lidar de forma humanizada com casos de extrema vulnerabilidade.

A iniciativa reforça a importância de integrar saúde e segurança pública no combate a situações críticas envolvendo transtornos mentais, promovendo ações preventivas e salvando vidas.

Classificação Indicativa: Livre


TagsNatalPrevençãoCapacitaçãoVulnerabilidadeSamuSuicídioVidaTranstornos mentaisDra. louise seabraAções de SegurançaSaúde HumanizadaCbmrs