Cidades

Prefeitura de Natal cria selo “Academia Segura para Mulheres”; entenda

A nova lei reconhece academias que adotam medidas contra a violência de gênero, promovendo um ambiente seguro para mulheres  |  Foto: José Cruz/Agência Brasil.

Publicado em 18/09/2025, às 09h15   Foto: José Cruz/Agência Brasil.   Bnews Natal

A Prefeitura de Natal sancionou a Lei nº 7.945, que institui o selo “Academia Segura para Mulheres”, voltado a reconhecer estabelecimentos que adotem medidas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. O programa vale para espaços voltados a atividades físicas, como academias de musculação, ginástica, crossfit, artes marciais e atividades semelhantes.

Para receber o selo, as academias terão que cumprir requisitos como afixar cartazes sobre a Lei Maria da Penha e canais de denúncia, capacitar funcionários anualmente em temas relacionados à violência de gênero, oferecer de forma opcional a apresentação de certidão negativa criminal no ato da matrícula e firmar termo de compromisso com a Prefeitura para garantir um ambiente acolhedor e respeitoso.

O selo possui validade de um ano, podendo ser renovado após nova avaliação. A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres será responsável pela regulamentação, fiscalização e divulgação da lista de academias certificadas, que poderá ser acessada em canais oficiais da Prefeitura.

Segundo a lei, o objetivo é valorizar os estabelecimentos engajados no combate à violência de gênero e oferecer mais segurança e confiança para as mulheres que frequentam esses espaços.

Leia também:Academia Gospel inova treino com louvor e suadeira santa: "Movidos pela fé"

Classificação Indicativa: Livre


TagsNatalMulheresLeiPrefeituraEspaçosAcademiaPolíticasAtividades