Cidades
Publicado em 22/09/2025, às 13h21 Além disso, a experiência da capital potiguar passa a ser registrada em um mini webdocumentário - Demis Roussos/Secom José Nilton Jr.
A capital potiguar foi a escolhida como a grande vencedora do Prêmio Cidade Caminhável 2025, que é um reconhecimento concedido pelo Instituto Caminhabilidade em parceria com a conferência internacional Walk 21 e a Fundação Urban95.
Natal recebeu destaque na categoria Cidades Médias, a mais concorrida da premiação, com o projeto de revitalização da Avenida do Contorno.
A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para acontecer na próxima quarta-feira (24), em São Paulo, durante o evento Smart City Mobility 2025. Com a conquista, Natal passa a integrar o mapeamento nacional de boas práticas em caminhabilidade.
Além disso, a experiência da capital potiguar passa a ser registrada em um mini webdocumentário e em um episódio do podcast Cidades Caminháveis.
Sendo criada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), a intervenção proporcionou a requalificação da via, que antes era voltada principalmente para automóveis, em um ambiente inclusivo com calçadão acessível, ciclovia e pista de corrida.
O júri da premiação também destacou a ousadia do projeto. A arquiteta e urbanista Zilsa Santiago chamou atenção para “a coragem de remover faixas de veículos em uma avenida importante para requalificar a área com foco nas pessoas”.
Leia também
Além de Natal, outras cidades foram premiadas em diferentes categorias: Anicuns (GO), na categoria Pequenas Cidades, com o projeto Escola em Movimento; e Campo Grande (MS), em Grandes Cidades, com o Viva Campo Grande II – Requalificação do Microcentro.
O Prêmio Cidade Caminhável é organizado pelo Instituto Caminhabilidade, criado em 2012 e liderado por mulheres, que atua na promoção de cidades mais humanas e seguras para pedestres, principalmente em áreas vulneráveis, em parceria com governos, sociedade civil e organizações internacionais.