Cidades

Morre Hermeto Pascoal, ícone da música instrumental brasileira, aos 89 anos

O multi-instrumentista deixa um legado inigualável na música brasileira e mundial  |  O presidente Lula lamenta a morte do músico - Reprodução

Publicado em 14/09/2025, às 19h51   O presidente Lula lamenta a morte do músico - Reprodução   Gabi Fernandes

O multi-instrumentista Hermeto Pascoal, considerado um dos maiores nomes da música instrumental brasileira, faleceu neste sábado (13), aos 89 anos, no Rio de Janeiro. O músico estava internado em um hospital da capital fluminense. A causa da morte não foi divulgada.

A informação foi confirmada por meio de uma publicação nas redes sociais oficiais do artista. Em tom sereno, a nota comunicou:

“Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música.”

Com uma carreira marcada pela originalidade e genialidade, Hermeto era arranjador, compositor e reconhecido internacionalmente. Ao longo das décadas, acumulou prêmios, incluindo um Grammy Latino, e admiradores dentro e fora do Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do músico em nota oficial. “Hermeto sempre nos ensinou a não deixar a tristeza dominar. Por isso, convido os brasileiros a celebrarem sua história e sua música”, escreveu.

Considerado um dos artistas mais inventivos da música mundial, Hermeto Pascoal deixa um legado inigualável e uma obra que seguirá influenciando gerações.

Confira a nota na íntegra

“A música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal, que nos deixou neste sábado, dia 13, aos 89 anos. O talento e a incansável criatividade deste alagoano de Arapiraca o consagraram internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo.

Multi-instrumentista, compositor e arranjador, Hermeto transformou em música tudo o que tocava: do piano à flauta, do berrante até instrumentos improvisados de cozinha e brinquedos. Dialogou com o jazz, a música popular brasileira e as tradições regionais. Em 2010, eu tive a honra de condecorá-lo com a Ordem do Mérito Cultural.

Hermeto sempre nos ensinou a não deixar a tristeza dominar. Por isso, convido os brasileiros a celebrarem sua história e sua música. Minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que foram inspirados por sua arte. O Brasil se despede com gratidão deste grande artista.

Luiz Inácio Lula da Silva,
presidente da República

Leia também: Morre o empresário José Eduardo Vila, fundador do Grupo Morada da Paz, aos 75 anos

Classificação Indicativa: Livre


TagsmorteHospitalArtistaMúsicaBrasileiraRio de janeiroLuiz inácio lula da silvaLegadoInfluênciaCompositorGrammy latinoArranjadorHermeto pascoalArapiraca89 anos

Leia também


Cantor passa por recuperação difícil no rosto. “Decidi me cuidar após 62 anos"