Cidades
Publicado em 24/04/2025, às 08h25 Com a falta de 85 bolsas de sangue, Hemonorte faz apelo à população para doações, especialmente de tipos O-, A- e B-. - Foto: Reprodução. Redação
O Hemocentro do Rio Grande do Norte, conhecido como Hemonorte, que é responsável por fornecer sangue aos hospitais do Estado, está enfrentando uma grave escassez em seus estoques de sangue de tipagem negativa.
No momento, a unidade possui apenas 15 bolsas de sangue de tipagem negativa, um número insuficiente para atender à demanda dos hospitais. Segundo o Hemonorte, no estoque está faltando 85 bolsas em relação ao que é considerado seguro. As tipagens O-, A-, e B- estão sendo classificadas como “críticas” de acordo com a avaliação do banco de sangue.
A principal preocupação gira em torno do tipo O negativo, que é considerado “universal”. Este tipo de sangue é crucial em situações emergenciais, quando não há tempo para determinar o grupo sanguíneo do paciente, pois pode ser transfundido em qualquer pessoa, independentemente de sua tipagem.
Quem pode realizar a doação
Podem doar sangue pessoas saudáveis com idades entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem ter a autorização do responsável legal), pesando acima de 50kg, tendo descansado pelo menos 6 horas na noite anterior, evitando alimentos gordurosos antes da doação, não consumindo bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, estando alimentados e apresentando um documento oficial com foto.
A unidade está aberta de segunda a sábado, das 7h às 18h, na Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, Natal-RN (próximo ao Parque das Dunas).