Cidades
Publicado em 15/07/2025, às 15h11 Reprodução/Assessoria BNews Natal
Na tarde desta terça-feira, 15 de julho, o Governo do Rio Grande do Norte promoveu uma cerimônia de celebração dedicada às escolas que se destacaram no avanço da alfabetização infantil. O evento aconteceu às 14h, no Holiday Inn Natal, reunindo gestores, professores e autoridades para a entrega de importantes premiações a unidades de ensino que demonstraram excelência nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Durante o encontro, 180 escolas receberam homenagens por resultados expressivos nos indicadores do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional de Alfabetização (SIMAIS ALFA), ferramenta criada para acompanhar o desempenho dos estudantes e impulsionar políticas públicas na área. Entre as contempladas estão 132 escolas municipais e 48 estaduais, reconhecidas por suas estratégias de promoção da leitura e da escrita.
O Prêmio Potiguar Escola Alfabetizadora e o Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização simbolizam o esforço coletivo para transformar a educação potiguar e evidenciam o compromisso das redes de ensino com metas mais ambiciosas e resultados concretos na aprendizagem.
Reconhecimento e compromisso
A cerimônia integra a programação do Seminário Estadual Pró-Alfa RN, que, com o tema “Resultados, Metas e Transformação na Alfabetização do Território Potiguar”, discute caminhos para garantir que cada criança avance na leitura e na escrita até o 2º ano do Ensino Fundamental. Além da premiação, o seminário apresenta dados atualizados, metas de evolução e relatos de experiências bem-sucedidas em diversas regiões do estado.
A solenidade também marca o fortalecimento de pactos firmados entre governo, municípios e educadores, que assumem a responsabilidade de enfrentar desigualdades históricas no acesso ao conhecimento básico. Representantes do Ministério da Educação participam do encontro para reforçar o apoio federal às iniciativas locais.
Com essa mobilização, o Rio Grande do Norte se junta ao esforço nacional para elevar os índices de alfabetização e projetar um futuro em que todas as crianças tenham oportunidades iguais de aprender.