Cidades
Publicado em 12/05/2025, às 18h03 A UVZ montou estandes com orientações sobre arboviroses como dengue, Zika e chikungunya; e animais peçonhentos como cobras e escorpiões - Divulgação/SMS Redação
Nesta segunda-feira (12), a feira livre das Rocas, em Natal, recebeu uma ação com foco na prevenção de zoonoses e na promoção da saúde pública. Organizada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), a iniciativa levou informações educativas, atendimentos gratuitos e ações de conscientização a feirantes e consumidores que circulavam pelo local.
A UVZ montou estandes com orientações sobre arboviroses como dengue, Zika e chikungunya; animais peçonhentos como cobras e escorpiões; vacinação contra a raiva em cães e gatos; Esporotricose — infecção que afeta principalmente gatos — e os riscos à saúde associados ao Caramujo Africano.
Além das ações educativas, a Unidade de Saúde das Rocas realizou verificação de pressão arterial e testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C.
A iniciativa busca alcançar principalmente pessoas que raramente vão a uma unidade de saúde.
A equipe do setor de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (VISAMT) também esteve presente distribuindo hipoclorito de sódio e orientando sobre a higienização correta de frutas e verduras.