Cidades
Publicado em 15/09/2025, às 14h23 Reprodução/Internet Giovana Gurgel
O aumento de focos de queimadas em Mossoró nas últimas semanas levou a Defesa Civil a intensificar as orientações à população. A combinação de altas temperaturas e baixa umidade típica do período de estiagem favorece a propagação do fogo, trazendo riscos tanto à saúde quanto ao meio ambiente.
A Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem) informou que o trabalho é realizado em conjunto com o Corpo de Bombeiros, brigadas voluntárias, órgãos ambientais e setores de saúde. As ações vão desde o monitoramento constante até o apoio logístico em ocorrências, sempre com foco na segurança da população.
O coordenador de Monitoramento e Desastres da Defesa Civil, João Victor Benigno, destacou a importância das ações preventivas. Segundo ele, além de campanhas de conscientização e monitoramento climático, o órgão atua na coordenação e resposta rápida em situações de risco.
“No caso de incêndios, além de acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, trabalhamos no isolamento da área, na retirada de pessoas em perigo e no apoio às equipes, que podem contar também com suporte de carro-pipa”, explicou.
Entre as medidas preventivas reforçadas estão a adoção de práticas agrícolas seguras, a denúncia de focos de incêndio e o cuidado especial em áreas de vegetação seca. A Defesa Civil alerta ainda para o perigo da queima de lixo, restos de poda e materiais inflamáveis, que podem se transformar rapidamente em grandes queimadas.
Em caso de fumaça ou foco de incêndio, a população deve acionar imediatamente os serviços de emergência para garantir uma resposta ágil. Os contatos disponíveis são o 193, do Corpo de Bombeiros, e o 199, da Defesa Civil.
Classificação Indicativa: Livre