Cidades

Carteira Digital para os professores de Natal já é uma realidade

O documento pode ser emitido gratuitamente pelo aplicativo Natal Digital, facilitando o acesso a benefícios para educadores  |  Qualquer professor da rede municipal pode solicitar a carteira, que tem validade de um ano e é acessível através de um simples cadastro. - Reprodução

Publicado em 26/07/2025, às 18h50   Qualquer professor da rede municipal pode solicitar a carteira, que tem validade de um ano e é acessível através de um simples cadastro. - Reprodução   Redação

Os professores da rede municipal de ensino em Natal agora contam com a Carteira Funcional Digital. O lançamento do documento ocorreu durante a ExpoEduc 2025, o maior congresso educacional Norte-Nordeste. O documento é gratuito e pode ser emitido através do aplicativo Natal Digital, garantindo a meia-entrada para os docentes.

A iniciativa tem amparo na lei que beneficia também estudantes, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda com 50% de desconto em eventos culturais e de lazer, como cinema e teatro.
Antes, o auxílio já estava disponível para professores, porém, apenas se mostrassem o contracheque do mês no ato de entrada. Segundo a chefe do gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Wanessa Rodrigues, alguns sentiam-se constrangidos com a medida, então a carteira surge como uma identidade funcional.

Para ter acesso ao documento, basta instalar o aplicativo Natal Digital e fazer o cadastro. É necessário ter no celular uma foto 3x4 e o contracheque, além de preencher com seus dados pessoais. Qualquer professor da rede tem direito, mesmo os que são parte do quadro temporário de docentes, já que a carteira funcional tem validade de um ano, como a dos estudantes.

Professores novatos ou recém-concursados vão receber o contracheque no final do mês e assim, poderão emitir o documento. Em caso de dúvidas, é recomendado procurar o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação.

Classificação Indicativa: Livre


TagsNatalculturaProfessoresMeia-entradaNatal digitalAplicativoEstudantesSecretaria municipalDescontoCarteiraExpoEduc

Leia também


Natal apresenta inovações na educação durante a ExpoEduc 2025


Diplomas de graduação no Brasil passam a ser exclusivamente digitais; entenda a mudança