Cidades

A cada 10 brasileiros 4 estão endividados; pesquisa revela consequências além das dívidas

A falta de planejamento financeiro leva a dívidas crescentes, com juros altos complicando ainda mais a situação  |  Com 60% dos entrevistados usando crédito frequentemente, o endividamento descontrolado se torna uma preocupação crescente. - Divulgação

Publicado em 27/07/2025, às 14h19   Com 60% dos entrevistados usando crédito frequentemente, o endividamento descontrolado se torna uma preocupação crescente. - Divulgação   Dani Oliveira

Quatro em cada dez brasileiros estão endividados. Além do bolso, a maioria sente o impacto também na saúde emocional. As dívidas têm mesmo tirado o sono de muitas famílias no país. Uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, mostra que quatro em cada dez (39%) brasileiros estão endividados.

O que diz a pesquisa

E 37% acreditam que vão quitar a dívida este ano, mas 24% dizem que vão demorar muito para pagar. A maioria dos endividados diz que a preocupação com as contas compromete a saúde.

“Ressaltamos que 77% afirma que o endividamento afeta a saúde emocional, afeta as relações familiares, afeta a qualidade de vida”, diz Amaury Oliva, diretor de sustentabilidade e cidadania financeira da Febraban.

Fabiana Zanelatto é vendedora e tem uma dívida que supera em doze vezes o salário que ganha. Ela diz que nunca foi organizada com as contas e em janeiro, quando foi demitida, as despesas se acumularam de vez.

“A gente tenta cobrir uma dívida com outra e aí não dá certo isso. Aí você deita, você pensa que vai dormir, aí seu cérebro já começa. Do nada, vem a cobrança ‘E essa dívida? E o aluguel? E o condomínio? E não sei o quê que tem que pagar, como que eu vou fazer?'”

O crédito como alternativa

Das pessoas ouvidas na pesquisa, mais de 60% afirmaram que recorrem com frequência a algum tipo de crédito. O mais comum é o cartão, mas também foram mencionados os empréstimos pessoais.

Falta de planejamento

Sem o planejamento adequado, esse tipo de comportamento pode levar a um endividamento descontrolado. Se a pessoa não pagar o valor total na data certa, a dívida vai só aumentando por causa dos juros altos.

Uma fatura de mil reais no cartão de crédito, por exemplo, pode chegar a quase R$ 1600 se a conta ficar atrasada por três meses.

O estudo ouviu três mil pessoas nas cinco regiões do país. 55% dos entrevistados admitiram que entendem pouco ou nada de educação financeira.

Classificação Indicativa: Livre


TagsBrasilPesquisaContasSaúdeCréditoEducaçãoEmpréstimosEmoçãoFamíliasDespesasDívidasQualidadePlanejamentoFebrabanFaturaJurosCartãoFinanceiraVidaEndividamento