Política
Pedido inusitado durante conversa diplomática
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aproveitou uma ligação oficial com o ministro das Finanças da Noruega, Jens Stoltenberg, para manifestar interesse no Prêmio Nobel da Paz, segundo revelou o diário norueguês Dagens Naeringsliv nesta quinta-feira (14).
A chamada ocorreu no mês passado, dias antes da reunião de Trump com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizada nesta sexta-feira (15).
“Ele queria o Nobel – e discutir tarifas”
De acordo com a publicação, a ligação começou como uma conversa sobre tarifas comerciais e cooperação econômica, mas em determinado momento Trump mudou de assunto e disse desejar receber o Nobel.
Ele queria o Prêmio Nobel – e discutir tarifas”, relatou o jornal, citando fontes não identificadas.
Stoltenberg, em comentário à agência Reuters, confirmou a ligação e afirmou que o contato tinha como objetivo tratar de tarifas e cooperação econômica, sem entrar em detalhes adicionais.
Indicações e bastidores da conversa
Nos últimos anos, países como Israel, Paquistão e Camboja já apresentaram o nome de Trump ao Nobel por seu envolvimento em negociações de paz e cessar-fogo. O republicano costuma afirmar publicamente que merece o reconhecimento, concedido anualmente na Noruega.
Na ligação com Stoltenberg, também participaram autoridades americanas, entre elas o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante comercial, Jamieson Greer.
Reações e contexto
Nem a Casa Branca nem o Comitê Norueguês do Nobel comentaram a revelação. Segundo o jornal, não foi a primeira vez que Trump mencionou o prêmio em conversas com autoridades norueguesas.
O processo de escolha do Nobel da Paz envolve centenas de indicações todos os anos. O Comitê, formado por cinco membros nomeados pelo Parlamento da Noruega, costuma anunciar o vencedor em outubro, em Oslo.
Negociações comerciais em paralelo
O episódio aconteceu em meio a tensões comerciais entre os dois países. Em julho, os Estados Unidos anunciaram uma tarifa de 15% sobre importações da Noruega, mesma alíquota aplicada a produtos da União Europeia.
Na última quarta-feira (13), Stoltenberg declarou que os dois países seguem em negociação para tentar chegar a um acordo sobre as tarifas.
Classificação Indicativa: Livre