Política

STF abre inquérito contra Eduardo Bolsonaro por suposta atuação contra o Judiciário

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) - Reprodução/Internet
O órgão apontou uma suposta atuação de Eduardo Bolsonaro, em território norte-americano, contra o Judiciário brasileiro, especialmente o STF  |   BNews Natal - Divulgação Eduardo Bolsonaro (PL-SP) - Reprodução/Internet

Publicado em 26/05/2025, às 17h42   Redação



O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um inquérito contra o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A determinação foi comunicada nesta segunda-feira (26). 

A investigação teve o aval do ministro após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). O órgão apontou uma suposta atuação do parlamentar, em território norte-americano, contra o Judiciário brasileiro.

A decisão de Moraes ocorre no âmbito das investigações em curso no STF, como o inquérito das fake news e a ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022. 

Mesmo que o conteúdo da representação não tenha sido divulgado de forma detalhada, a apuração gira em torno de declarações e articulações atribuídas a Eduardo Bolsonaro em solo norte-americano. De acordo que com a PGR, o filho de Bolsonaro tinha o intuito de deslegitimar instituições brasileiras, especialmente o STF.

Até o momento, a defesa do deputado não se manifestou sobre a decisão.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating