Política

Rogério Marinho é o único potiguar na lista dos “Cabeças do Congresso” em 2025; confira lista completa de parlamentares

O senador Rogério Marinho é o único representante do RN na lista de 2025 dos 100 congressistas mais influentes do Brasil, segundo o Diap. - Divulgação
Reconhecido por sua capacidade de articulação e liderança, Marinho é um dos principais nomes da oposição no Senado e do Partido Liberal  |   BNews Natal - Divulgação O senador Rogério Marinho é o único representante do RN na lista de 2025 dos 100 congressistas mais influentes do Brasil, segundo o Diap. - Divulgação

Publicado em 15/07/2025, às 08h45   Dani Oliveira



O senador Rogério Marinho (PL-RN) foi apontado como o único parlamentar do Rio Grande do Norte a integrar a tradicional lista dos “Cabeças do Congresso Nacional”, divulgada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). A edição de 2025 reconhece os 100 congressistas mais influentes do país, com base em critérios como capacidade de articulação, poder de formulação, protagonismo em votações e liderança política.

Atual líder da oposição no Senado e secretário-geral do Partido Liberal, Rogério Marinho aparece entre os parlamentares com maior capacidade de conduzir debates, influenciar decisões e organizar agendas políticas, de acordo com o Diap.

A lista dos “Cabeças do Congresso” é elaborada com base em consultas a jornalistas, consultores e analistas políticos que acompanham diariamente os trabalhos do Legislativo. Além dos 100 nomes principais, o Diap também publica a relação de parlamentares em ascensão, considerados promissores para os próximos ciclos legislativos.

A presença de Rogério Marinho na lista reafirma seu papel de destaque no cenário político nacional e evidencia a relevância da representação potiguar no Senado Federal.

Para acessar os nomes dos parlamentares que integram a lista completa dos “Cabeças do Congresso Nacional” basta clicar aqui.

Parlamentares em “ascensão”
Além dos 100 “Cabeças”, desde a 7ª edição da série, o DIAP divulga ainda levantamento, que inclui na publicação anexo com outros 50 parlamentares. São os deputados e senadores em “ascensão”, que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, têm recebido missões partidárias, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar.

Pode-se dizer que estão entre os 150 mais influentes. Dentre os 50 em “ascensão”, são 16 novos parlamentes. Sendo, 14 deputados, e 2 senadores.

Entende-se por parlamentar em “ascensão” aquele representante que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem dessas.

Estão também nessa categoria, os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando os próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.

Integram esse grupo, ainda, os deputados ou senadores que já fizeram parte de os “Cabeças”. Mas, por razões circunstanciais, perderam interlocução. Pode-se afirmar, portanto, que os parlamentares em ascensão estão entre os 150 mais influentes do Congresso.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating