Política
Publicado em 11/07/2025, às 09h48 Dani Oliveira
Com a possibilidade de rompimento da senadora Zenaide Maia, o PT passou a considerar a ex-governadora Rosalba Ciarlini como uma alternativa para disputar o Senado em 2026. A ideia é que Rosalba se filie a um partido de centro-esquerda, como PDT ou PSB, e componha uma chapa ao lado da governadora Fátima Bezerra (PT).
Em 2026, duas vagas estarão em disputa para o Senado no Rio Grande do Norte. De acordo com informações apuradas pelo Agora RN, pessoas próximas a Rosalba afirmam que ela não descarta voltar à política e avalia uma nova candidatura. Ela já foi senadora entre 2007 e 2010, antes de assumir o Governo do Estado. Desde 2020, está sem mandato, após perder a reeleição para a Prefeitura de Mossoró.
Segundo fontes petistas, a ideia de contar com Rosalba ainda é inicial, mas vem sendo discutida com seriedade. Um integrante do partido afirmou que a ex-governadora tem uma trajetória eleitoral forte e lembrou que, em 2022, ela apoiou a reeleição de Fátima Bezerra — mesmo com o seu partido, o PP, integrando a oposição.
Desafios para o PT
Para o PT, o principal desafio na região Oeste é construir um palanque competitivo em Mossoró, reduto do prefeito Allyson Bezerra (União), que deve concorrer ao Governo do Estado. Como uma aliança com Allyson é descartada, o nome de Rosalba surge como alternativa viável. A avaliação é que ela tem influência na região e pode atrair eleitores fora da base tradicional do PT.
Rosalba esteve perto de disputar a eleição de 2022 como deputada, mas acabou não entrando nas chapas do PP. Naquele mesmo ano, se aproximou do PT ao declarar apoio público a Fátima Bezerra. Agora, voltou ao radar dos petistas após o PP se aproximar de Allyson Bezerra. Recentemente, a presidente do PP Mulher, Shirley Targino, assumiu uma secretaria na gestão municipal de Mossoró, reforçando os laços entre o partido e o prefeito.
Ainda não há definição sobre candidaturas, mas a possível composição entre Fátima e Rosalba deve seguir em debate dentro do PT nos próximos meses.
Classificação Indicativa: Livre