Política
Publicado em 02/07/2025, às 14h46 Júnior Teixeira
Marina Silva, atual ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, compareceu à Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Na ocasião, Marina falou sobre o aumento das queimadas e do desmatamento na Amazônia.
Entretanto, a sessão, que aconteceu nesta quarta-feira (2), foi marcada por fortes embates entre Marina Silva e parlamentares que fazem parte da base ruralista, especialmente o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES).
Durante sua fala, Vieira Melo acusou a ministra de ter “dificuldades com o agronegócio” e disse que suas declarações seriam voltadas apenas à “militância”.
“A senhora nunca trabalhou, nunca produziu, não sabe o que é prosperidade construída pelo trabalho. A senhora é a dona da verdade e todo mundo que pensa diferente é do mal”, afirmou o parlamentar, em tom crítico.
Marina Silva reagiu com serenidade e, sem elevar o tom, rebateu os ataques:
“Hoje de manhã eu fiz uma longa oração e pedi a Deus para me dar calma porque eu sabia que, depois do que aconteceu no Senado, as pessoas iam achar muito normal fazer o que está acontecendo aqui em um nível piorado. Mas acho que Deus me ouviu, porque eu estou em paz”, disse a ministra.
LEIA TAMBÉM
[VÍDEO] Marina Silva deixa sessão após desrespeito de senador: “Se ponha no seu lugar”
Marina Silva é ofendida por senadores em audiência: “Se ponha no seu lugar”
Marina ainda destacou seu compromisso com a agenda ambiental e sua trajetória:
“Eu tenho trabalhado muito, mas a história só é enxergada por aqueles que querem enxergar.”
Clima tenso
O clima durante a comissão ficou tenso. Em outro momento, o mesmo deputado chamou a ministra de “mal educada” e afirmou que o Ministério do Meio Ambiente estaria em 'péssimas mãos'.
Contexto
A audiência aconteceu em meio a uma escalada de pressões políticas contra a agenda ambiental do governo, especialmente no que diz respeito ao combate ao desmatamento e às queimadas.
O embate entre Marina e parlamentares da bancada ruralista reflete as tensões históricas entre a agenda ambiental e o agronegócio.
Mesmo com as críticas, Marina reiterou seu compromisso com a proteção da Amazônia e a redução do desmatamento.
Classificação Indicativa: Livre