Política
Publicado em 05/05/2025, às 13h48 Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou, nesta segunda-feira (5), a substituição no comando do Ministério das Mulheres. Cida Gonçalves deixou o cargo após dois anos e quatro meses à frente da pasta, sendo substituída pela assistente social Márcia Lopes, nome que mantém a liderança do ministério sob influência do Partido dos Trabalhadores (PT).
A nomeação de Márcia foi confirmada em nota oficial divulgada pelo Ministério das Mulheres e sua posse ocorreu na manhã desta segunda-feira, em cerimônia restrita.
Mais sobre a nova ministra
Márcia Lopes tem trajetória consolidada no PT e já ocupou posições de destaque em gestões anteriores. Em 2010, foi ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome durante o segundo mandato de Lula.
Paranaense de Londrina, é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
A nova titular do Ministério das Mulheres é irmã de Gilberto Carvalho, ex-ministro e figura histórica do PT. Em 2012, Márcia chegou a disputar a prefeitura de Londrina, mas não foi eleita.
Com informações do G1.
Classificação Indicativa: Livre