Política
Publicado em 22/05/2025, às 15h12 Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou uma reação “com firmeza” do Itamaraty à ameaça do governo de Donald Trump de impor sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
A declaração polêmica partiu do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, durante uma audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos EUA. De acordo com ele, existe uma grande possibilidade de que o governo do Estados Unidos aplique sanções a Alexandre de Moraes. O ministro do STF é acusado por aliados de Bolsonaro de praticar censura no Brasil.
Leia também:
Lula anuncia crédito para reforma de casas e atendimento com especialistas no SUS
Lula diz que ligou para Putin e pediu fim da guerra na Ucrânia
Lula convida papa Leão XIV para conferência climática em Belém
Após a fala de Rubio, ministros do governo Lula comunicaram diretamente a Alexandre de Moraes a decisão do presidente brasileiro. Ainda segundo fontes do Planalto, Moraes reagiu com tranquilidade à ameaça.
No entanto, tanto o STF quanto o Itamaraty decidiram, por ora, não fazer manifestações públicas. A avaliação entre diplomatas é de que ainda não houve qualquer medida prática por parte dos EUA, o que descarta, neste momento, a emissão de nota oficial.
Classificação Indicativa: Livre