Política

Lula diz que Brics “está incomodando” e critica domínio da inteligência artificial por grandes empresas

A declaração foi feita durante o encerramento da Cúpula do Brics - Reprodução/Internet
Além disso, o presidente Lula também destacou o papel dos Estados na regulação da tecnologia e na garantia do uso ético da IA  |   BNews Natal - Divulgação A declaração foi feita durante o encerramento da Cúpula do Brics - Reprodução/Internet

Publicado em 07/07/2025, às 14h38   Júnior Teixeira



Nesta segunda-feira (7), o presidente Lula (PT) disse que o Brics está "incomodando" por fazer propostas que mudem a ordem global. A declaração foi feita durante o encerramento da Cúpula do Brics e surge após recentes críticas de Donald Trump, atual presidente do Estados Unidos. 

Trump ameaçou colocar tarifas de até 10% para países que se alinhem com as "políticas antiamericanas" do grupo composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China, Africa do Sul e outros países associados. 

Durante seu discurso, o presidente Lula defendeu a democratização do acesso à inteligência artificial e criticou a concentração do controle de dados nas mãos de grandes corporações.

“É preciso que a gente no Brics crie um sistema de discussão em que todos possam ter acesso à inteligência artificial. Ela não pode ser uma coisa de dominação, de meia dúzia de empresas que vão controlar os dados no mundo”, disse.

leia também

Lula confirma candidatura para 2026: "País vai ter, pela primeira vez, um presidente eleito 4 vezes"

Congresso x Lula: Presidente bateu o martelo e não vai sancionar aumento de deputados

Além disso, Lula também destacou o papel dos Estados na regulação da tecnologia e na garantia do uso ético da IA. “São os Estados que devem garantir que [a IA] não seja usada para contar mentiras e inverdades. Acho que por conta disso o Brics está incomodando”, afirmou Lula.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating