Política
Publicado em 09/05/2025, às 17h20 Redação
O deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) foi alvo de críticas nesta sexta-feira (9) após publicar, em seu perfil no Instagram, uma imagem digitalmente manipulada do novo papa, o Leão XIV, realizando o famoso gesto “L” com a mão. O símbolo é comumente associado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A montagem atribuída ao papa rapidamente repercutiu negativamente, sobretudo entre internautas da comunidade católica, que classificaram o conteúdo como um desrespeito à figura do pontífice e à Igreja Católica.
"L de Leão XIV e Leão XIII. E XIII me lembrou tb L de....(complete aí)", escreveu o deputado federal na postagem. Apesar da legenda tentar ter um ar cômico, muitos seguidores consideraram inadequado o uso de uma representação religiosa em um contexto de conotação política. “Usar a imagem do papa dessa forma, com uma montagem inverídica, é um desrespeito!", comentou um internauta.
Até o momento, o parlamentar não se manifestou sobre as críticas nem sobre a origem da imagem, que claramente se trata de uma montagem digital.
Classificação Indicativa: Livre