Polícia
Publicado em 16/05/2025, às 12h07 Dani Oliveira
Apesar do registro de queda de 29,9% nos crimes em via pública no RN, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), o que se vê nas ruas é medo e insegurança. Moradores dos bairros de Tirol e Petrópolis, regiões centrais e consideradas nobres em Natal, enfrentam a violência com assaltos e ações criminosas.
Na madrugada da última quinta (15), por volta das 2h30, dois homens protagonizaram uma cena que joga luz ao cenário da falta de segurança na cidade. Um imóvel vizinho à sede da CDL, na rua Nizário Gurgel, teve o portão arrancado com extrema violência, a chutes, vindo ao chão.
A ação foi interrompida apenas após gritos de alerta de moradores, que assustaram os criminosos. Na fuga, eles deixaram o portão jogado no meio da rua e seguiram em direção ao Baldo, passando pela região do Passo da Pátria. O local do crime fica bem próximo, cerca de 200 metros, ao Batalhão da Polícia Militar. Os policiais da unidade de segurança foram acionados mas não puderam fazer nada a não ser recolocar o portão no imóvel e seguir com o plantão.
O episódio, além de somar na estatística negativa, mostra a ousadia dos criminosos, que agem livremente mesmo sob a vigilância das instituições responsáveis.
Promessa de ação do Secretário de Segurança do RN.
Assaltos em plena luz do dia
O clima de insegurança segue assustando moradores do bairro de Petrópolis, em Natal. Na manhã da última quarta (14/5), mais uma mulher foi vítima de assalto enquanto fazia corrida pela região. Esse já é o terceiro caso semelhante registrado em um mês.
O crime aconteceu nas imediações do restaurante Agaricus, um ponto bastante frequentado por quem costuma treinar na área. A vítima estava acompanhada de outra mulher, quando dois criminosos em uma moto abordaram e roubaram o celular.
A sensação de impotência tem aumentado entre os moradores e frequentadores da área, especialmente entre as mulheres que treinam pela região.
Este já é o terceiro assalto a mulheres em Petrópolis em apenas 30 dias. Os dois primeiros ocorreram na Avenida Campos Sales, também bastante movimentada por praticantes de corrida e caminhada.
Promessa de reforço na segurança do RN
O secretário de segurança do RN, Coronel Araújo esteve na última quinta (14), na bancada do programa 12 em Ponto da 98FM, e foi abordado sobre a questão dos assaltos e violência, principalmente entre os bairros do Tirol e Petrópolis. Ele pontuou que as ocorrências não estavam altas nos primeiros meses do ano, mas que a partir de agora iria reforçar o policiamento tendo em vista o aumento nas ocorrências.
Dois, três meses atrás, nós não tivemos registro, tivemos registro agora. Então, o esforço de policiamento ostensivo com viaturas, com motocicleta e até o emprego da cavalaria, como já fizemos em época anterior, será feito naquele local onde houve esses delitos. Não só em Tirol e Petrópolis, em todos os locais onde há incremento de algum delito, nós reforçamos o policiamento e fazemos ação policial. Independente do bairro, que muitas vezes falam 'estão só preocupados porque é Tirol e Petrópolis', não, qualquer bairro, comunidade que aconteça, cidades do interior, qualquer ocorrência, nós reforçamos o policiamento. No caso, o policiamento ostensivo e a investigação por parte da Polícia Civil, diz secretário.
Últimos dados sobre violência no RN
No primeiro trimestre de 2025, o Rio Grande do Norte teve menos roubos a pessoas, assaltos a estabelecimentos comerciais e residências em comparação com o mesmo período do ano passado. A queda foi de 29,9% nos crimes ocorridos em via pública, de menos 18,2% nos assaltos a residências e de 32,7% nos casos de roubo a lojas e/ou pontos comerciais, segundo dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) divulgados nesta quinta (3).
Enquanto nos três primeiros meses de 2024 foram registrados 2.068 roubos a pessoas em via pública, no primeiro trimestre de 2025 esses dados caíram para 1.450 crimes, o que representa 618 assaltos a menos.
Nos casos de roubo a residências, foram 187 registros no primeiro trimestre de 2024, contra 153 ocorrências neste ano, o que implica em 34 crimes a menos. Por último, foram contabilizados 199 assaltos a estabelecimentos residenciais nos primeiros três meses do ano passado, contra 134 roubos ocorridos no mesmo período deste ano, o que dá um total de 65 crimes a menos.
Os dados são compartilhados com o Ministério Público Estadual e repassadas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Ação violenta de criminosos assusta moradores do Tirol; secretário promete reforço
— BNews Natal (@BnewsNatal) May 16, 2025
Confira matéria completa: https://t.co/VbKBLChhrt pic.twitter.com/RgsqWMZhYd
Classificação Indicativa: Livre