Polícia

PRF remove perigos da estrada em nova operação no Rio Grande do Norte

Veículos só são liberados após regularização de infrações e cumprimento das normas de segurança exigidas por lei. - Divulgação/PRF-RN
Veículos só são liberados após regularização de infrações e cumprimento das normas de segurança exigidas por lei.  |   BNews Natal - Divulgação Veículos só são liberados após regularização de infrações e cumprimento das normas de segurança exigidas por lei. - Divulgação/PRF-RN
BNews Natal Redação

por BNews Natal Redação

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Publicado em 24/08/2025, às 11h34



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Rio Grande do Norte realizou uma série de fiscalizações que resultaram na retenção de duas carretas com problemas graves, que representavam risco de acidentes na BR-406.


As ações, que fazem parte da Operação Peso Legal - Fase III, ressaltam a importância de seguir as normas de trânsito para a segurança nas rodovias.


O risco do transporte irregular


No dia 20 de setembro, no km 151 da BR-406, a PRF flagrou uma carreta que transportava uma carga superdimensionada de forma irregular. Com 3,35 metros de largura, o veículo não tinha a escolta credenciada necessária para este tipo de transporte.

Caminhão com excesso de peso
Além do excesso de peso, os agentes constataram outras falhas que comprometiam a segurança: um dos postes estava solto e ultrapassava o painel frontal da carreta, com risco de cair sobre a cabine do motorista.Divulgação/PRF-RN


A falta de segurança era ainda mais preocupante: o condutor não possuía o curso obrigatório para transporte de cargas indivisíveis, o veículo não tinha a placa de advertência de dimensões excedentes e, o mais grave, a carga não estava amarrada, o que aumentava significativamente o risco de um acidente. O veículo foi retido até a regularização completa das infrações.


Excesso de peso e falhas mecânicas


Em outra ocorrência, no dia 19 de agosto, no km 167 da BR-406, a PRF abordou uma carreta que transportava postes de concreto. A fiscalização identificou um excesso de 4.300 kg na carga.

Além do excesso de peso, os agentes constataram outras falhas que comprometiam a segurança. Um dos postes estava solto e ultrapassava a parte frontal da carreta, correndo o risco de cair sobre a cabine do motorista. O veículo também tinha uma mangueira de freio isolada, uma falha mecânica grave. Para piorar, o motorista não conseguiu comprovar o tempo de direção e descanso, o que vai contra a lei.


A carreta, que saiu de Mossoró com destino a Touros, só foi liberada depois de transferir a carga excedente para outro veículo, consertar o freio e garantir que o motorista tivesse as 11 horas de descanso exigidas por lei.

Classificação Indicativa: Livre

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