Polícia
Publicado em 01/07/2025, às 21h54 BNews Natal
A Polícia Civil do Espírito Santo indiciou um professor que utilizou a mesma lanceta para realizar testes sanguíneos em 43 alunos durante uma aula prática em uma escola estadual localizada em Laranja da Terra.
O caso aconteceu em março deste ano. O inquérito foi concluído nesta terça-feira, dia 1º.
De acordo com a investigação, o professor cometeu o crime de expor a vida ou a saúde de outras pessoas a perigo direto e iminente, ao reutilizar o instrumento em diferentes estudantes.
Ele reconheceu ter conduzido a aula prática nos dias 13 e 14 de março, utilizando álcool 70%, água destilada e água corrente para higienizar o equipamento entre os usos.
A direção da escola informou que a atividade não foi autorizada pela equipe pedagógica e que não havia materiais descartáveis apropriados disponíveis. A prática também não contou com o consentimento prévio dos responsáveis pelos alunos.
Depois do ocorrido, todos os estudantes passaram por testes rápidos e exames sorológicos, incluindo HIV, hepatites B e C e sífilis. Até o momento, os resultados foram negativos.
Apesar da ausência de infecções confirmadas, o delegado Guilherme Eberhard Soares ressaltou que houve risco concreto de contaminação. O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público e ao Judiciário.
Classificação Indicativa: Livre