Polícia
por José Nilton Jr.
Publicado em 28/08/2025, às 13h16
Nesta quinta-feira (28), a Polícia Civil do RN realizou a Operação “TIPHON”, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa ligada a facção que, de acordo com as investigações, era responsável por controlar o tráfico de drogas na cidade de José da Penha, no Alto Oeste potiguar.
A ação foi conduzida pela 77ª Delegacia de Luís Gomes. Segundo com o que foi apurado, o grupo realizava a distribuição de entorpecentes na região e buscava recrutar novos integrantes. Jovens eram procurados para fortalecer as atividades ilegais na localidade.
Polícia Civil do RN realiza a Operação “TIPHON”, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa ligada a facção que era responsável por controlar o tráfico de drogas na cidade de José da Penha, no Alto Oeste potiguar. pic.twitter.com/AQWSZ33tcj
— BNews Natal (@BnewsNatal) August 28, 2025
Segundo os investigadores, a quadrilha era orientada por membros de uma facção criminosa, ampliando sua influência no interior do estado.
Durante a operação, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão. Um adolescente foi apreendido portando 18 pedras de crack e três pacotes de cocaína.
A ação mobilizou equipes da 8ª Delegacia Regional de Alexandria, da 7ª DRP de Patu, da 4ª DRP de Pau dos Ferros, além das delegacias de Caraúbas, Apodi e Portalegre, em ação conjunta de combate ao crime organizado.
Leia também
O nome “TIPHON” faz referência a uma figura da mitologia grega que enfrentou Zeus e paralisava seus inimigos.
A analogia, segundo a Polícia Civil, ressalta o impacto das drogas, que comprometem a saúde mental dos usuários e os tornam vulneráveis, reforçando a necessidade de medidas firmes contra o tráfico.
A instituição reforçou ainda o pedido de apoio da população, que pode repassar informações de forma anônima por meio do Disque 181.
Classificação Indicativa: Livre