Polícia
Publicado em 02/07/2025, às 16h18 BNews Natal
Policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Natal (DEFD/Natal), com o apoio da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), prenderam nesta quarta-feira (02) uma jovem de 21 anos investigada por integrar uma associação criminosa especializada na prática de fraudes eletrônicas. A prisão aconteceu em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.
A investigada foi alvo da Operação “Black Market”, deflagrada em maio de 2024, quando outros dois integrantes do grupo foram presos. Desde então, ela permanecia foragida, juntamente com seu companheiro, apontado como chefe e mentor da associação criminosa.
Grupo usava perfis falsos na OLX e Facebook Marketplace
De acordo com as investigações, o grupo utilizava perfis falsos em plataformas de comércio eletrônico, como OLX e Facebook Marketplace, para simular negociações de produtos de valor – entre eles, motocicletas e caixas de som. Após acertarem a entrega dos bens, os criminosos enviavam às vítimas falsos comprovantes de transferência bancária, induzindo-as ao erro. As vítimas só percebiam o golpe após constatarem que os valores não haviam sido creditados em suas contas.
Chefe permanece foragido
O chefe do grupo, que permanece foragido e é considerado multirreincidente, utilizava terceiros para recolher os objetos, dificultando sua identificação.
Ao todo, foram identificados 11 casos de estelionato praticados pela associação criminosa entre 2023 e 2024. A investigação também resultou no bloqueio judicial de contas bancárias dos investigados, no valor correspondente ao prejuízo causado pelos golpes.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça a importância da colaboração da população por meio de informações anônimas que podem ser repassadas pelo Disque Denúncia 181.
Leia também
Classificação Indicativa: Livre