Polícia
Publicado em 18/07/2025, às 18h17 BNews Natal
A Polícia Federal prendeu, na última quinta-feira (17), um dos principais líderes da organização criminosa investigada na Operação Pleonexia, deflagrada em fevereiro deste ano. O homem, que estava foragido desde abril, teve a prisão decretada pela 2ª Vara Federal de Natal (RN).
De acordo com as investigações, o suspeito fugiu do Rio Grande do Norte e seguiu em direção ao estado do Mato Grosso, onde tentou se esconder das autoridades. Ele foi localizado e capturado em Cuiabá (MT).
A prisão representa um avanço no cerco contra a organização criminosa alvo da operação, que investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo agentes públicos e empresários.
A operação
O objetivo da operação é o de desarticular uma organização criminosa especializada em crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro.
Foram cumpridos, durante a operação, mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva em três cidades brasileiras: Natal (RN), Barueri (SP) e Goiânia (GO).
O alvo principal é a empresa Alpha Energy Capital, que dizia atuar no setor de energia solar e oferecia lucros mensais de até 5% aos investidores.
A promessa era de ganhos acima do mercado, supostamente obtidos com a comercialização de créditos de energia. O que as autoridades descobriram, porém, foi uma estrutura fraudulenta montada para enganar milhares de pessoas.
Classificação Indicativa: Livre