Polícia
Publicado em 05/07/2025, às 20h26 Aryela Souza
O homem mais rico do mundo, Elon Musk, anunciou neste sábado a criação de um novo partido político nos Estados Unidos, batizado de “Partido América”.
O objetivo, segundo o bilionário, é se opor ao que ele chamou de “sistema de partido único” no país, igualando as pautas de gastos de democratas e republicanos.
A criação do partido é o ápice de um rompimento público e ruidoso de Musk, um ex-aliado, com o presidente Donald Trump.
O Anúncio e a Enquete no X
A oficialização foi feita na rede social X.
Com uma proporção de dois para 1, vocês querem um novo partido político e vocês o terão”, escreveu Musk. "Quando se trata de levar nosso país à falência com desperdício e corrupção, vivemos em um sistema de partido único, não em uma democracia. Hoje, o Partido América foi criado para devolver sua liberdade”, completou.
A publicação estava atrelada a uma enquete que ele havia lançado no dia anterior, 4 de julho, data da independência dos EUA. Nela, 65,4% de quase 1,25 milhão de respondentes votaram a favor da criação do partido.
O Racha com Trump e a Motivação da Crise
A crise entre Musk e Trump começou no mês passado, devido ao projeto de lei do presidente, apelidado de “Grande e Bonito”, que prevê o aumento do teto da dívida do país.
Musk se opôs fortemente à medida e, enquanto ela avançava no Congresso nesta semana, ameaçou criar a nova legenda “no dia seguinte” à sua aprovação.
Além da criação do partido, o bilionário também prometeu financiar candidaturas primárias contra os políticos que votassem a favor do projeto de Trump, em uma abordagem de confronto direto com o establishment de Washington.
Classificação Indicativa: Livre