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Publicado em 04/07/2025, às 12h56 BNews Natal
Um sedã híbrido com autonomia de mil quilômetros, consumo médio de 33 km/l e porte semelhante ao de carros médios como o Toyota Yaris Cross. Essa é a aposta ousada de Flávio Figueiredo Assis, empresário capixaba que se autodenomina o “Elon Musk brasileiro” e que anunciou a criação da Lecar 459, uma montadora 100% nacional que pretende lançar seu primeiro carro elétrico com extensor de autonomia até 2026.
Apesar de o modelo ainda existir apenas no computador, o projeto já movimenta promessas de R$ 870 milhões em investimentos e a construção de uma fábrica em Sooretama (ES), com capacidade para produzir até 120 mil veículos por ano e gerar 4.500 empregos diretos e indiretos.
Promessa de eficiência e tecnologia
Batizado de Lecar 459, o veículo será um sedã com motorização híbrida de autonomia estendida. A proposta combina um motor elétrico de 163 cv com um gerador a combustão 1.0 turbo flex, que atua exclusivamente para recarregar a bateria de 18,4 kWh. A autonomia estimada é de 100 km em modo elétrico e até 1.000 km no total, consumindo cerca de 30 litros de etanol.
O desempenho promete números competitivos: 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, torque de 26,3 kgfm, e consumo similar ao de compactos econômicos. O motor gerador será fornecido pela Horse, parceria entre Renault e Geely — o mesmo utilizado no novo SUV Kardian.
Dimensões generosas e porta-malas maior que o Yaris Cross
Com 4,35 metros de comprimento e 2,70 m de entre-eixos, o Lecar 459 busca unir eficiência com conforto. Seu porta-malas terá 530 litros de capacidade, superando modelos como o Toyota Yaris Cross, que comporta 471 litros.
O design mistura frente limpa e faróis afilados com traseira cupê e lanternas horizontais. O pacote de equipamentos promete tecnologia de ponta, incluindo assistente de faixa, alerta de ponto cego, frenagem de emergência e piloto automático adaptativo.
Realidade ou delírio?
Apesar do otimismo, o projeto ainda está em fase de captação de recursos com investidores e bancos. Segundo Assis, R$ 240 milhões seriam usados na construção da fábrica e R$ 630 milhões na automação da linha de montagem.
“Não fico constrangido em anunciar um investimento bem abaixo de outras montadoras, porque o nosso é factível”, afirmou ele ao portal Autoesporte. “A gente vê fabricantes anunciando bilhões, mas não vê isso na prática.”
Sooretama pode virar polo automotivo?
Caso o projeto avance, Sooretama pode se tornar referência em veículos elétricos no Brasil. A previsão é que o canteiro de obras da fábrica comece ainda em 2025, com os primeiros carros saindo da linha de montagem em agosto de 2026.
A Lecar surge num momento em que gigantes como Volkswagen, BYD, Stellantis e outras já anunciaram investimentos bilionários no país. Só a Volkswagen, por exemplo, prometeu R$ 16 bilhões até 2028 para ampliar sua operação no Brasil.
O caminho até lá, porém, é cheio de desafios. Tirar um carro do papel exige mais que ambição: envolve regulamentação, cadeia de fornecedores, logística e confiança do mercado.
Enquanto isso, o Lecar 459 já desperta curiosidade e marca presença no radar de quem acompanha o futuro da mobilidade nacional.
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