Geral
Publicado em 18/05/2025, às 08h21 Aryela Souza
Um navio-escola da Marinha do México colidiu neste sábado (17) com a ponte do Brooklyn, em Nova York. O acidente resultou na morte de dois tripulantes e deixou 22 feridos, 11 deles em estado grave. Segundo a corporação, ninguém caiu na água.
A embarcação Cuauhtémoc havia partido do porto de Acapulco em 6 de abril com 277 pessoas a bordo. A viagem faz parte da etapa final da formação de cadetes da escola naval e previa escalas em 22 portos de 15 países, incluindo Jamaica, Cuba, Islândia, França e Escócia. O itinerário totaliza 254 dias, dos quais 170 seriam em alto-mar.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento da colisão. A embarcação, com mastros mais altos do que a estrutura da ponte, teve partes superiores danificadas no impacto. Nas imagens, é possível ver pessoas nas áreas elevadas do navio e trânsito intenso sobre a ponte no momento do acidente.
As causas da batida ainda estão sendo investigadas.
Na madrugada de domingo (18), o prefeito de Nova York, Eric Adams, e o embaixador do México nos EUA, Esteban Moctezuma Barragán, informaram que os feridos foram levados a hospitais da cidade. "Estamos buscando o melhor tratamento para eles”, disse Barragán. O governo mexicano também está em contato com as famílias dos envolvidos para prestar apoio e fornecer informações atualizadas.
Segundo Adams, parentes de alguns tripulantes viajarão até Nova York para acompanhar os atendimentos.
Sobre o navio
O Cuauhtémoc, navio-escola em operação desde 1982, é uma embarcação de 90,5 metros de comprimento e 12 metros de largura. Leva o nome do último imperador asteca e tem a missão, segundo a Marinha mexicana, de "levar a mensagem de paz e boa vontade do povo mexicano ao mundo".
Desde 2011, as missões de formação a bordo também contam com a participação de cadetes mulheres. A viagem marca o encerramento do ano letivo da escola naval mexicana.
A ponte do Brooklyn
Inaugurada em 1883, a ponte do Brooklyn é um dos principais cartões-postais de Nova York. Com um vão principal de 490 metros sustentado por duas torres, a estrutura é atravessada diariamente por mais de 100 mil veículos e cerca de 32 mil pedestres, segundo dados do departamento de transporte local.
CONFIRA O ACIDENTE DE DIFERENTES ÂNGULOS:
Navio da Marinha do Mexicano colide com Ponte do Brooklyn e deixa dois mortos: veja de vários ângulos. pic.twitter.com/Y9bqdekq3p
— BNews Natal (@BnewsNatal) May 18, 2025
Classificação Indicativa: Livre