Geral
Publicado em 16/05/2025, às 13h59 Redação
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) se despediu de Cerys, a cadela pioneira nas operações de Busca, Resgate e Salvamento com Cães no estado. Cerys morreu nesta semana, deixando um legado de bravura, técnica e dedicação que marcou a história da corporação.
A história de Cerys com o CBMAC começou em 2020, quando ela chegou à instituição vinda do Canil do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Desde então, se tornou o elo inicial da formação da especialidade de busca com cães no Acre.
Ver essa foto no Instagram
Treinada sob a metodologia de venteio, uma técnica especializada na detecção de vida humana em situações de soterramento, deslizamentos, escombros e áreas de mata, Cerys atuava ao lado do Major BM Dyego Vieira. O binômio formado entre o oficial e a cadela simbolizava não só eficiência nas missões, mas também um laço de confiança e companheirismo que ia além dos treinamentos.
Além da atuação operacional, Cerys também encantava em exposições, solenidades e ações sociais. Ela teve papel marcante em atividades de cinoterapia, proporcionando momentos de alegria e conforto para pessoas de todas as idades.
Agora, seu nome passa a integrar a memória do Pelotão de Cães do CBMAC como símbolo do nascimento da unidade e da evolução da atividade no estado. A instituição destacou que o espírito de coragem e lealdade de Cerys seguirá inspirando novas gerações de bombeiros e cães de resgate.
Classificação Indicativa: Livre