Geral
Publicado em 05/07/2025, às 09h59 Aryela Souza
As forças especiais da Ucrânia afirmaram ter atacado o campo de aviação militar russo de Borisoglebsk, na região de Voronezh, neste sábado (5).
A ação ucraniana ocorre um dia depois de a Rússia ter lançado o que foi considerado um número recorde de drones contra o território da Ucrânia, na sexta-feira (4).
A Versão Ucraniana do Ataque
Em um comunicado divulgado em suas redes sociais, os militares ucranianos declararam que a ofensiva atingiu com sucesso um depósito de bombas e uma aeronave de treinamento no aeródromo.
O comunicado acrescenta que outras aeronaves provavelmente também foram danificadas, mas não forneceu mais detalhes sobre a extensão dos estragos.
A Ucrânia destacou a importância estratégica do alvo, afirmando que "este campo de aviação é a base das aeronaves inimigas Su-34, Su-35S e Su-30SM".
A Contranarrativa da Rússia
A versão russa dos acontecimentos, no entanto, é diferente e omite qualquer dano à base aérea.
O governador de Voronezh, Alexander Gusev, publicou no Telegram que mais de 25 drones foram destruídos na região durante a noite.
Em sua declaração, Gusev mencionou apenas que uma linha de energia foi temporariamente danificada, mas não fez qualquer referência a um ataque ou a estragos no campo de aviação militar de Borisoglebsk.
Classificação Indicativa: Livre