Geral
Na última quarta-feita, 1 de outubro, o Spotify publicou um comunicado em seu portão oficial anunciando uma nova atualização do seu aplicativo, com uma melhoria que seu público de usuários desejava muito.
O principal benefício dessa nova configuração, é que agora a plataforma de música vai permitir que cada um usuário personalize seu próprio algoritmo, oferecendo a possibilidade de excluir músicas específicas do seu perfil musical, segundo o Olhar Digital.
O Spotify funciona como uma rede social e o seu perfil musical é o que dita o algoritmo, ele se baseia no seu histórico de músicas ouvidas para fazer recomendações de novas músicas, listas semanais, basicamente para te conhecer melhor.
Contudo, a principal vantagem dessa nova atualização é que com a possibilidade de excluir algumas músicas, você monta seu perfil e melhora aquela retrospectiva de final de ano; permitindo que você tenha mais autonomia de escolher a personalidade musical que você quer apresentar.
A nova configuração, embora seja totalmente manual, é muito simples de fazer. Você vai selecionar aquela música, indesejada por algum motivo, clicar nos 3 pontinhos de configuração e clicar na opção de "excluir do seu perfil musical"; assim já garantindo uma retrospectiva e recomendações mais limpas.
Em seu comunicado oficial disponibilizado nessa quarta-feira, o Spotify garantiu que todos os usuários do seu aplicativo, tanto em versão gratuita, quanto na versão de assinatura premium, vão ter a possibilidade de acesso para a nova funcão já partir do dia primeiro de outubro.
Ou seja, já está disponível possibilitando o usuário um tempo de ir lá arrumar as músicas para sua retrospectiva de final de 2025.
Classificação Indicativa: Livre