Geral
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CE-Mulher) do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, realiza de 18 a 22 de agosto, a 30ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, iniciativa que busca reforçar o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Durante esse período, serão realizadas audiências e atividades em todo o estado, tanto nas Varas de Violência Doméstica quanto nas Varas não especializadas que possuam processos relacionados ao tema.
Além das ações no âmbito judicial, a semana contará com eventos de conscientização, debates, apresentações culturais e momentos de integração com a comunidade.
18/08 (segunda-feira) – Participação no I Encontro Estadual das Procuradorias da Mulher do Legislativo Potiguar.
19/08 (terça-feira) – Ação no Fórum Fazendário com exposição “Em violência doméstica, roupa suja se lava em público”, apresentação cultural, exibição do documentário “Corações que Acolhem” e palestra de Rhanna Diógenes sobre “Quando o Lar e o Estado ferem: O Ciclo da Violência Doméstica e Institucional”.
20/08 (quarta-feira) – 4º Fórum Municipal da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência – SEMUL Itinerante, com participação dos juízes coordenadores da CE-Mulher: Dr. Fábio Ataíde, que falará sobre “Escutar, acolher e cuidar: justiça restaurativa e o cuidado no atendimento às mulheres”, e Dra. Fátima Soares, que abordará “Medidas protetivas de urgência: como funcionam e qual o papel da rede no seu cumprimento”.
21/08 (quinta-feira) – Projeto Papo de Lei com a Juventude, no Instituto Ítalo Ferreira, reunindo alunos e colaboradores.
22/08 (sexta-feira) – Exposição na sede do TJRN (a confirmar).
Criado em março de 2015, o Justiça pela Paz em Casa conta com três edições de esforços concentrados por ano. As semanas ocorrem em março – marcando o dia das mulheres -, em agosto – por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006) -, e em novembro – quando a ONU estabeleceu o dia 25 como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.
Classificação Indicativa: Livre