Geral

Papa Leão XIV defende tradição e abertura ao mundo

Com 1,4 bilhão de fiéis, o novo pontífice destaca a importância de evitar a instrumentalização da fé e a propaganda religiosa. - Reprodução/Vatican Media
Em sua missa inaugural, Papa Leão XIV pede à Igreja que mantenha suas tradições enquanto enfrenta os desafios contemporâneos  |   BNews Natal - Divulgação Com 1,4 bilhão de fiéis, o novo pontífice destaca a importância de evitar a instrumentalização da fé e a propaganda religiosa. - Reprodução/Vatican Media

Publicado em 18/05/2025, às 10h50   Aryela Souza



Em sua missa inaugural celebrada neste domingo (18), na Praça de São Pedro, o Papa Leão XIV fez um apelo à Igreja Católica para que permaneça fiel à sua tradição, ao mesmo tempo em que se abra para os desafios do mundo moderno.

Diante de milhares de fiéis, o novo pontífice destacou que a instituição, com seus 1,4 bilhão de seguidores, deve evitar tanto o isolamento quanto a instrumentalização de sua fé. “Não há espaço para propaganda religiosa ou jogos de poder no futuro da Igreja”, afirmou.

Seguindo o caminho de seu antecessor, o Papa Francisco, Leão XIV também criticou o atual sistema econômico global, que, segundo ele, “explora os recursos da Terra e marginaliza os mais pobres”.

O papa ainda sinalizou um estilo de liderança mais colaborativo e menos centralizado. “Pretendo governar sem jamais ceder à tentação do autoritarismo”, declarou, em referência à concentração de poder no papado.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating