Geral
Publicado em 21/07/2025, às 21h06 BNews Natal
Para atender a demanda por hospedagem durante a 30ª Conferência do Clima da ONU, dois navios de cruzeiro serão utilizados como hotéis temporários. Juntas, as embarcações oferecem cerca de 3.900 cabines e capacidade para até 6 mil leitos. A contratação dos navios foi oficializada nesta semana, como parte do planejamento para o maior evento climático do planeta.
As acomodações serão disponibilizadas de forma gradual, abrangendo diferentes modalidades, como o setor hoteleiro tradicional e o aluguel por temporada. Tudo isso está previsto no acordo firmado entre o Brasil e o Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Prioridade para países em desenvolvimento
A ONU está intermediando a oferta de hospedagens para os países participantes. Em um primeiro momento, 98 nações, especialmente as em desenvolvimento e formadas por ilhas, terão prioridade. Para esses países, o valor das diárias pode chegar até US$ 220; em seguida, as demais nações interessadas poderão adquirir acomodações com valores que chegam a US$ 600.
De acordo com o secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, a iniciativa dos navios complementa os esforços para receber mais de 40 mil pessoas. Estarão presentes representantes de delegações da ONU, organizações sociais, pesquisadores, empresários e observadores de diversas partes do mundo.
Navios ficarão atracados em terminal ampliado
A contratação foi conduzida pela Secretaria Extraordinária para a COP30, em parceria com a Embratur. A escolha da operadora de viagens responsável por contratar os navios — MSC Seaview e Costa Diadema — foi feita por meio de chamamento público. A mesma empresa será encarregada de comercializar as cabines.
As embarcações ficarão atracadas no Terminal Portuário de Outeiro, que passa por obras de ampliação para receber o evento. O acesso entre o terminal e os locais da conferência será feito por uma ponte; o trajeto terá duração estimada de 30 minutos.
Hospedagem alternativa inclui casas e escolas
Além dos navios, outras medidas vêm sendo adotadas para ampliar a oferta de hospedagem. O governo do Pará está em diálogo com plataformas como Airbnb e Booking, com o objetivo de cadastrar novos imóveis e ampliar o número de quartos disponíveis.
Outra estratégia inclui a adaptação de 17 escolas públicas da região. As unidades serão transformadas em hospedagens temporárias, funcionando de forma semelhante a hostels para atender à grande procura.
A COP30 será realizada em Belém, capital do Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro.
Leia também
Marianna Almeida fala sobre convite para vice, relacionamento político e planos para 2026
Classificação Indicativa: Livre