Geral

La Niña: entenda como o fenômeno pode mudar o clima no Brasil em outubro

Foto: José Aldenir/ Agora RN.
Com a possibilidade de La Niña acima de 60%, o Brasil pode enfrentar mudanças climáticas significativas neste mês de outubro  |   BNews Natal - Divulgação Foto: José Aldenir/ Agora RN.
Sammara Bezerra

por Sammara Bezerra

[email protected]

Publicado em 29/09/2025, às 09h08



Nesta semana começa o mês de outubro, e com ele chega também a chegada da estação chuvosa em diferentes regiões do Brasil. Ainda não há confirmação sobre a ocorrência de uma La Niña, o fenômeno climático que aumenta as chuvas no Norte e no Nordeste, e a seca no Sul e no Sudeste.

Segundo o último boletim da agência de tempo e clima do governo dos Estados Unidos ( NOAA), há registro de anomalias negativas, mas ainda não em nível de uma La Niña. 

A possibilidade, porém, supera os 60%, mas ainda é necessário aguardar.

Se houver uma La Niña, isso significa mais chuvas nas regiões Norte e Nordeste, e mais tempo seco no Sudeste e Sul do país. Nos últimos dois anos aconteceu o fenômeno inverso, o El Niño, que gerou uma seca extraordinária na Amazônia.

Calor em excesso

Enquanto isso, o MetSul prevê que grande parte do Centro-Sul do Brasil terá mais um mês de temperatura acima ou muito acima da média. Os estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, o interior de São Paulo, o norte do Paraná e o Triângulo Mineiro devem ser as áreas mais quentes, diz a previsão.

Assom, a MetSul projeta outubro com muitos dias de calor excessivo no Sudeste e no Centro-Oeste, principalmente no Mato Grosso e nas áreas indicadas acima que terão temperatura mais acima da climatologia histórica.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating