Geral
por José Nilton Jr.
Publicado em 04/08/2025, às 15h11
Após voltar a exigir a renovação de cadastro de maneira anual, o Ministério da Saúde realizou o descredenciamento de 9.180 estabelecimentos que faziam parte do Programa Farmácia Popular . A decisão foi anunciada nesta semana. Com isso, a quantidade de pontos que tiham convênio com o programa srá afetada.
A renovação anual de cadastro para se manter participante do programa foi interrompida no ano de 2018.
De acordo com informações da Ministério da Saúde, os estabelecimentos que foram excluídos da iniciativa não realizaram o envio da documentação obrigatória ou não renovaram o credenciamento, fazendo com que a sua permanência no programa fosse afetada.
Mais de 20 mil farmácias ainda estão credenciadas
Mesmo com o anúncio do corte, o governo federal informa que o número de farmácias aptas e credenciadas ultrapassa os 24 mil. Além disso, disso, cerca de 41 medicamentos e insumos seguem sendo oferecidos de forma gratuita à população.
Nos primeiros seis meses deste ano, o programa já atendeu aproximadamente 22 milhões de pessoas no Brasil. É esperado que 26 milhões de pessoas sejam atendidas até o final de 2025.
5 mil farmácias foram suspensas por suspeita de fraude
Além da falta de renovação, gerando o descredenciamento, cerca de 5 mil unidades tiveram suas atividades interrompidas após a realização de ações que tinham como objetivo monitorar e combater irregularidades dentro do programa.
Essas fiscalizações consideram 25 critérios, incluindo:
Frequência de retirada de medicamentos; quantidade vendida por CPF; incompatibilidade entre vendas e população local; e suspeitas de uso indevido de documentos.
Leia também
Entre os anos de 2023 e 2025, os bloqueios e auditorias permitiram o ressarcimento de R$ 8 milhões de reais aos cofres públicos.
Apenas no primeiro trimestre deste ano, o sistema conseguiu bloquear mais de 12,7 milhões de tentativas irregulares de retirada de medicamentos.
Medicamentos gratuitos
Desde o começo deste ano, o Farmácia Popular oferece de maneira gratuita medicamentos e insumos para tratamento de:
Hipertensão; Diabetes; Asma; Rinite; Osteoporose; Glaucoma; e Doença de Parkinson.
Classificação Indicativa: Livre