Geral
Publicado em 11/05/2025, às 15h28 - Atualizado às 15h30 Redação
O simples costume de tomar banho poder oferecer algum perigo ao corpo? Um hábito que, além eliminar bactérias, suor e sujeira, que se acumulam na pele ou nos cabelos, pode oferecer um risco.
Quem explicou essa novidade foi o especialista em radiologia e diagnóstico, José Manuel Felices, em um vídeo compartilhado em sua conta oficial do Instagram, onde alerta sobre os perigos do banho após uma atividade física.
De acordo com o especialista, os exercícios fazem com que os músculos queimem energia, elevando significativamente a temperatura corporal. Dessa forma, os vasos sanguíneos tendem a dilatar, provocando suor, o que ajuda a resfriar o corpo.
Quando você para de treinar, o corpo continua a regular a temperatura por mais alguns minutos enquanto o líquido salgado que emerge da pele evapora. Esse fatores somados à temperatura da água podem causar alguns efeitos negativos.
"A água, principalmente quando fria, produz uma alteração drástica na temperatura do corpo. O ideal é esperar cerca de 15 minutos entre a atividade física e o banho. Caso esse perído não seja respeitado, o indivíduo pode sofrer tonturas, desmaios, alterações na pressão arterial ou até mesmo paralisia facial periférica, revela Felices.
Classificação Indicativa: Livre