Geral
Publicado em 05/05/2025, às 15h49 Júnior Teixeira
Os 133 cardeais que irão participar do conclave para eleger o próximo Papa já estão em Roma, conforme anunciado pelo Vaticano nesta segunda-feira (5). O conclave terá início na próxima quarta-feira (7), na Capela Sistina, com a presença dos cardeais menores de 80 anos, que têm direito a participar da escolha do sucessor de Papa Francisco.
Durante o conclave, os cardeais terão o desafio de escolher um novo líder para a Igreja Católica, com alguns buscando um Papa que dê continuidade à agenda de Francisco, focada na transparência e na acolhimento de novos fiéis, enquanto outros defendem uma volta aos valores tradicionais da doutrina.
As votações para eleger o novo Papa acontecem de forma secreta e podem se estender por vários dias até que um candidato atinja a maioria de 75% dos votos. Desde a morte de Francisco, em 21 de abril, os cardeais têm se reunido regularmente para discutir o futuro da Igreja, abordando questões internas e os desafios enfrentados pelos 1,4 bilhão de católicos ao redor do mundo.
Na manhã desta segunda-feira, 180 cardeais, incluindo 132 com direito a voto, participaram de uma reunião preparatória. Um cardeal adicional também chegou a Roma, mas não participou das discussões. Dois cardeais, um da Espanha e outro do Quênia, não estarão presentes no conclave devido a problemas de saúde.
A reunião também abordou preocupações sobre as divisões dentro da Igreja, em especial sobre temas polêmicos, como a possibilidade de bênçãos a parceiros do mesmo sexo e a inclusão das mulheres na Igreja.
Classificação Indicativa: Livre