Esportes
Publicado em 14/07/2025, às 20h28 BNews Natal
Após semanas de especulações, o Fortaleza oficializou nesta segunda-feira, 14, a saída do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda.
O anúncio encerra um ciclo de quatro anos e dois meses à frente do Leão, período em que ele dirigiu a equipe em 310 partidas. Foram 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas. Nesse tempo, Vojvoda conquistou três Campeonatos Cearenses (2021, 2022 e 2023) e duas Copas do Nordeste (2022 e 2024).
Em publicação feita na conta oficial do clube na rede social X, o Fortaleza exaltou o treinador, chamando-o de “o melhor técnico da história do clube”. A mensagem foi acompanhada por vídeos com depoimentos emocionados do diretor-executivo Marcelo Paz e do diretor de futebol Sérgio Papellin.
Resultados recentes e pressão tiraram Vojvoda do comando
"Decidimos que é hora de encerrar esse ciclo. Um ciclo extremamente vitorioso. Vojvoda ajudou a transformar o Fortaleza e o futebol cearense. Conquistou títulos e nos levou a competições internacionais.
E conquistou também o carinho do torcedor. Porém, o futebol exige decisões difíceis. Entendemos que é o momento de promover uma mudança necessária", afirmou Marcelo Paz.
A queda de rendimento em 2025 acelerou a decisão. O time amarga nove partidas sem vitória e seis derrotas consecutivas. Atualmente ocupa a 18ª colocação no Campeonato Brasileiro, dentro da zona de rebaixamento. Também foi eliminado precocemente da Copa do Brasil pelo Retrô, de Pernambuco, ainda na terceira fase.
As derrotas para o Bahia, na semifinal da Copa do Nordeste, e para o Ceará, em clássico válido pelo Brasileirão, selaram o destino do treinador. Além disso, o rival conquistou o bicampeonato estadual, superando o Fortaleza na final.
Marca histórica no futebol nacional e internacional
Mesmo com a demissão, o legado de Vojvoda permanece. Ele levou o Fortaleza a resultados inéditos no cenário nacional e internacional. Sob seu comando, o clube alcançou a semifinal da Copa do Brasil em 2021 e dois quartos lugares no Campeonato Brasileiro, em 2021 e 2024.
Também conquistou a inédita vaga na Libertadores, feita que se repetiu por três anos consecutivos. Em duas oportunidades, a equipe avançou à fase de grupos e chegou às oitavas de final. Em 2025, já classificado novamente, o time encara o Vélez Sarsfield nas oitavas da competição.
Na Copa Sul-Americana, Vojvoda quase levou o clube a um título continental. O Fortaleza foi vice-campeão em 2023, sendo derrotado nos pênaltis pela LDU, do Equador. Aos 50 anos, o argentino alcançou no clube seus primeiros títulos como treinador. Antes de chegar ao Brasil, comandou equipes na Argentina e no Chile, sendo o Unión La Calera seu último time antes de assumir o Leão.
Leia também
ABC joga nesta semana na Arena das Dunas pela Série C do Campeonato Brasileiro
CazéTV fará transmissão de todos os jogos da Copa do Mundo
Classificação Indicativa: Livre