Esportes

Brasil decide título das Américas no goalball nesta terça-feira

Brasil decide título das Américas no goalball nesta terça-feira - Reprodução
O Brasil já conquistou o Campeonato das Américas em 2022 e busca repetir o feito, garantindo também a vaga no Mundial de goalball de 2026  |   BNews Natal - Divulgação Brasil decide título das Américas no goalball nesta terça-feira - Reprodução
Ari Alves

por Ari Alves

[email protected]

Publicado em 04/08/2025, às 20h05



As seleções brasileiras de goalball, tanto masculina quanto feminina, voltam à quadra na tarde desta terça-feira (5) com um objetivo em comum: conquistar o título do Campeonato das Américas.

A competição acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. No duelo masculino, Brasil e Argentina protagonizam o clássico sul-americano a partir das 14h30 (horário de Brasília). Logo depois, às 16h, será a vez da seleção feminina enfrentar o Canadá na grande final.

 Quem não puder comparecer, pode acompanhar as partidas ao vivo pelo canal da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes (CBDV) no YouTube.

Os brasileiros na busca pelo ouro

As duas seleções do Brasil garantiram vaga nas finais com atuações convincentes nesta segunda-feira (4). Pela manhã, o time masculino superou os Estados Unidos com uma vitória expressiva por 14 a 4, na semifinal. O desempenho reforçou a força coletiva da equipe, como destacou Josemarcio, o Parazinho, autor do último gol da partida.

“Isso é fruto do nosso trabalho em conjunto, da nossa equipe. A gente trabalha muito, no coletivo. Amanhã vamos entrar com essa mesma raça, essa mesma garra e determinação para buscar mais uma medalha de ouro”, afirmou o atleta.

À tarde, foi a vez da seleção feminina dominar a semifinal. Com uma atuação segura e ofensiva, as brasileiras venceram a Argentina por 10 a 2, garantindo a vaga na decisão. A carioca Victória Nascimento, que voltou à equipe após a Paralimpíada de Tóquio em 2021, comemorou a chance de disputar mais uma final vestindo a camisa do Brasil.

 Garante vaga no Mundial de 2026

“Voltar pra seleção é maravilhoso. Estou vivendo cada minuto como se fosse a primeira vez, como se nunca tivesse passado por isso. E estar numa final carregando essa camisa, além de ser uma honra, é uma grande responsabilidade que, graças a Deus, eu estou preparada para assumir”, declarou Victória.

A edição de 2022 marcou a primeira vez que o Brasil conquistou o título do Campeonato das Américas nas duas categorias. Agora, além de disputar novamente o troféu, quem vencer também garante vaga no Mundial de goalball de 2026, que será realizado em Hangzhou, na China.

A seleção masculina já está classificada para o próximo mundial, pois conquistou o tricampeonato em 2022, em Portugal. Com isso, o Brasil tornou-se a única seleção do planeta com três títulos mundiais na modalidade.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating