Entretenimento
Publicado em 17/05/2025, às 11h19 Aryela Souza
Um grupo de estudantes da Escola de Engenharia Elétrica e de Computação Elmore Family, da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, entrou para o Livro dos Recordes (Guiness Book) com a criação do robô Purdubik’s Cube, capaz de resolver um cubo mágico 3x3x3 em apenas 0,103 segundos — tempo inferior ao de um piscar de olhos.
O feito superou com folga o recorde anterior de 0,305 segundos, registrado em maio de 2024 por engenheiros da Mitsubishi Electric, no Japão.
O Purdubik’s Cube foi apresentado inicialmente em uma competição de design estudantil da própria universidade, em dezembro de 2024, onde garantiu o primeiro lugar. Desde então, os alunos Matthew Patrohay, Aden Hurd, Junpei Ota e o professor Milind Kulkarni aprimoraram a máquina até alcançar o desempenho que garantiu a quebra do recorde mundial.
No universo humano, o recorde para a resolução de um cubo mágico do mesmo tamanho pertence ao jovem chinês Yiheng Wang, de apenas 11 anos, que, em fevereiro deste ano, completou o desafio em 3,08 segundos. O recordista anterior era o norte-americano Max Park, com tempo de 3,13 segundos, registrado em 2023.
CONFIRA ABAIXO O MOMENTO DO RECORDE:
VEJA: Robô criado por grupo de estudantes de uma universidade nos Estados Unidos monta cubo mágico em 0,1 segundo e quebra recorde do Guiness. pic.twitter.com/abMx2rbmzl
— BNews Natal (@BnewsNatal) May 17, 2025
Classificação Indicativa: Livre