Entretenimento
O lançamento dos modelos iPhone 17 da Apple, promete intensificar a disputa de sobre a vida útil da bateria entre os principais fabricantes de smartphones.
A fabricante Apple prometeu uma autonomia de até 37 horas de bateria para assistir vídeos com o iPhone 17 Pro Max, o modelo mais caro da nova geração de smartphones da maçã. O iPhone 17 Pro promete aguentar até 31 horas, seguido de 30 e 27 horas do iPhone 17 e do iPhone Air, respectivamente.
O uso de Inteligência Artificial tem sido intensificado pelas principais fabricantes de celulares no mundo, e consequentemente o consumo da bateria é impactado pelas ferramentas de IA, com isso a autonomia da bateria tende a ser um fator cada vez mais decisivo na hora de escolher um novo aparelho.
De acordo com a Apple, a melhoria na duração da bateria do novo iPhone se deve a vários fatores interconectados, além da estrutura em alumínio dos modelo iPhone 17, Pro e Pro Max, que ajuda na dissipação de calor, reduzindo o esforço energético do aparelho.
A nova linha de processadores A19 Pro (disponível no iPhone Air, 17 Pro e 17 Pro Max) e A19 (no iPhone 17) combina a unidade central de processamento, unidade de processamento gráfico, que cuida de imagens e vídeos) e a unidade de processamento neural, destinada a funções de IA, de maneira eficiente, o que permite a melhor distribuição das tarefas entre seus núcleos, resultando em menor consumo de energia.
Além disso, a Apple também redesenhou a parte traseira dos aparelhos o que liberou espaço para componentes internos e para instalar baterias maiores.
A principal concorrente, a gigante sul-coreana Samsung Electronics , lançou em janeiro deste ano o top de linha Galaxy S25+ permite até 30 horas de vídeo, seguido do Galaxy S25, com até 29 horas, já o Galaxy S25 Ultra chega a 31 horas.
o Galaxy S25 Ultra foi lançado pela Samsung no começo de 2025, e o celular chegou com bastante avanço em inteligência artificial (IA) e uma OneUI atualizada.
No entanto, a bateria não teve modificações. O top da linha S conta com a mesma capacidade de 5.000 mAh da geração passada. A capacidade da bateria é a mesma do iPhone 17 Pro Max, segundo estimativas de sites de tecnologia, já que a Apple não divulga da bateria dos modelos por miliampere-hora (mAh) e sim por duração de vídeo.
O que pesa na decisão entre Samsung e Apple é o preço, já que ambos tem a mesma capacidade de bateria. A estimativa é que o iPhone 17 pro max chegue no Brasil por aproximadamente R$ 12.499, o S25 Ultra custa a partir de R$6.299, metade do preço do top de linha da Apple.
Classificação Indicativa: Livre